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Artigo de alunos da FECAP é indicado a prêmio em CONGRESSO USP

Um artigo de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da FECAP, além de ter sido...
Graduação | 09/07/2020
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Um artigo de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da FECAP, além de ter sido aprovado no Congresso USP de iniciação cientifica 2020 na área educação, foi indicado ao prêmio de melhor trabalho na área da Educação. “Fatores Determinantes do Comportamento Empreendedor de Concluintes do Curso de Ciências Contábeis” é resultado do TCC de Aline Lopes Oliveira, Carolaine de Oliveira Almeida e Gustavo Perez, sob orientação da professora Dra. Vilma Geni Slomski.

O TCC recebeu nota dez na pré-banca e na banca de Defesa, e foi indicado para ficar disponível na biblioteca da FECAP. Como artigo, está entre os indicados ao prêmio Hilário Franco (2020), que ainda não foi entregue por conta da pandemia.

A pesquisa dos alunos concluintes, descritiva-quantitativa, teve como objetivo analisar os fatores determinantes do comportamento empreendedor de concluintes do curso de Ciências Contábeis oferecido por Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, no ano de 2019.   

Os dados foram coletados por meio de uma escala aplicada in loco, formada por 5 constructos (Necessidade de Realização, Lócus de Controle, Auto eficácia, Busca por Informações e Intenção Empreendedora) e 15 variáveis. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de média, modelo de mensuração e modelo de equação estrutural. Foi possível constatar que traços de “personalidade” como percepções de “autoeficácia” direcionadas para elementos comportamentais como liderança e maturidade, e “elementos contextuais” como “busca por informação” direcionados para acesso a capital, redes sociais e informações foram fatores que indicaram níveis de significância positivos nas intenções de empreender dos respondentes.   

Contrariamente, fatores “demográficos” como idade, sexo, experiência profissional e “atitudinais” como “necessidade de realização” e “lócus de controle” foram variáveis que não tiveram impactos estatisticamente significativos nas intenções de empreender no contexto estudado, refutando assim, as hipóteses de que estas variáveis são correlacionadas positivamente com a intenção empresarial.   

Como conclusões são apontados indicadores sociais e comportamentais como influenciadores do interesse de empreender, indicando que a motivação pode ser condicionada não apenas por fatores pessoais, mas também econômicos, sociais e culturais, reforçando a ideia de que, além da motivação para a criação de novos empreendimentos, o sucesso nos negócios requer aquisição de competências empreendedoras e, neste sentido, políticas e práticas que favoreçam a criação e a inovação na área do empreendedorismo.   

Os alunos apresentam o artigo neste vídeo:

O artigo pode ser lido na integra neste link: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2020/ArtigosDownload/1958.pdf  

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