fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna Andreza trabalha para a universidade Cambridge

Andreza Carvalho é mais uma entre tantos ex-alunos da FECAP com destaque no mercado de trabalho....
Alumni | 03/06/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Andreza Carvalho é mais uma entre tantos ex-alunos da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formada em Relações Públicas, hoje ela mora na Espanha e atua como Marketing Support Manager na Cambridge Assessment English, uma fundação sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, organização que desenvolve os internacionalmente reconhecidos exames de inglês da Cambridge.

Ela conta que a relação de proximidade com a FECAP iniciou logo no primeiro contato. “Comecei a estudar Relações Públicas em outra instituição. Na época eu era bolsista e fui direto às instituições com boa reputação. A FECAP foi a que melhor me recebeu, providenciou um atendimento personalizado e uma atenção especial. A FECAP também foi a única instituição de ensino que se preocupou em realmente aproveitar a grade que eu já tinha estudado e esse apoio continuou durante os dois anos e meio restantes do curso. Valorizo muito a proximidade com o corpo docente e a flexibilidade oferecida, indispensável especialmente num cenário com tantas burocracias envolvidas”, conta.

Andreza é responsável pelas atividades de Relações Públicas: relacionamento com a imprensa, organização de eventos e boa parte do que é ligado a conteúdo.

E tudo que ela aprendeu na FECAP ajuda muito em seu dia a dia no trabalho. “Tenho a felicidade de trabalhar com praticamente tudo o que aprendi na FECAP, desde redação para imprensa, fundamentos de marketing, até planejamento financeiro. É um diferencial enorme saber como cuidar de um orçamento, principalmente no mercado de comunicação, onde as funções de cada profissional são tão fluidas e novos nichos surgem a cada ano. Particularmente acho um benefício ter tido acesso a uma formação ampla”, diz.

Um dos diferenciais que Andreza encontrou na FECAP é que a instituição demanda dos alunos capacidade de adaptação e aprendizado rápido. “São valores exigidos durante toda a graduação. Acho que isso é o mais valioso que eu trago da FECAP. A área de Relações Públicas funciona de uma maneira muito particular em cada país. Tive a chance de trabalhar com os Estados Unidos, Inglaterra e agora Espanha e posso dizer que cada país é um aprendizado. Técnicas e práticas que eu tinha como garantidas no Brasil não faziam sentido fora do contexto brasileiro, e vice-versa”, explica.

E qual professor é inesquecível? “A minha querida Profª Sidineia Gomes, é claro. Ela me ajudou a atingir a qualidade que eu queria para meu TCC, me incentivou a submeter meu artigo para o maior e mais importante evento de comunicação da América Latina, e ainda esteve presente durante minha apresentação. Ela continuou a ser minha parceira mesmo depois da graduação. Outro grande amigo é o Prof. Rafael Alberico, não só trabalhamos juntos formalmente, como nos tornamos amigos ao longo do tempo e mantemos contato até hoje. Eu digo sem medo que ele foi o melhor chefe que já tive e que o crescimento que tive ao lado dele foi exponencial”, relembra, com carinho.

Andreza diz que recomendaria, sem dúvidas, a FECAP para outro estudante. No entanto, ela diz que o mais importante é saber escolher uma instituição de ensino superior com a qual você se identifique.

“A FECAP é famosa por ser exigente e cobrar muito dos seus alunos. E eu sempre fui meio nerd, sempre gostei de me aprofundar nas coisas e sempre fui ambiciosa. A experiência universitária da FECAP também é cheia de festas, campeonatos esportivos e projetos liderados por entidades estudantis, mas, na FECAP, o que eu via eram muitos estudantes que já trabalhavam e com uma mentalidade orientada para deslanchar suas respectivas carreiras. Acho que quem tem esse perfil vai gostar muito de estudar na FECAP. No meu caso foi positivo porque eu sempre me identifiquei com as áreas de planejamento e negócio, então estudar através dessa abordagem fez todo o sentido para mim e a carreira que eu queria ter”, conta.

Para Andreza, a FECAP não trouxe só oportunidades na carreira, mas também um final inesperado. “Em 2014 fui procurar ajuda para minha prova de Economia com um monitor (os monitores são alunos que se destacam em alguma disciplina em particular e que oferecem ajuda aos colegas) e, tive muita sorte porque esse monitor estava no seu último semestre e só foi para a FECAP naquele dia por que precisava entregar um trabalho. Tirei 4,0 na prova porque infelizmente inverti os eixos do gráfico da pergunta mais importante (e que ele tinha explicado direitinho, vale ressaltar). Felizmente passei em Economia porque tinha ido bem nos trabalhos durante semestre e 3 anos depois viajamos para a Espanha para morar juntos”, finaliza. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados