fbpx

Transparência: comunicado sobre valores de mensalidades

Cara Comunidade Alvarista, Esperamos, acima de tudo, que estejam todos saudáveis e protegidos....
Institucional | 11/05/2020
Compartilhe :

Cara Comunidade Alvarista,

Esperamos, acima de tudo, que estejam todos saudáveis e protegidos.

Este comunicado é uma forma de reafirmar a transparência de nossa instituição e atualizar todos quanto às decisões da FECAP em meio à crise da COVID-19.

CRISE MUNDIAL

Como é sabido por todos, por força da quarentena e do confinamento como forma de combater e minimizar a transmissão do Coronavírus e impedir o avanço da doença, não apenas a FECAP, mas diversas organizações e empresas, estão impossibilitadas de oferecer serviços de forma presencial.

A pandemia é, reconhecidamente, o maior desafio vivido pela humanidade neste início de século e a maior crise sanitária mundial recente de que se tem notícia.

QUARENTENA

Seguindo recomendações e decretos de autoridades, como o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Ministério da Saúde, a FECAP está oferecendo, desde meados de março, aulas de forma remota para todas as unidades (Colégio, Graduação, Pós e Mestrado).

Tal modalidade de ensino deve continuar até o fim da quarentena, que foi prorrogada em SP até 31 de maio. Não há como prever uma data para a volta à “normalidade”. Isso depende de decisões governamentais. E de cada um de nós também.

Todos nós temos responsabilidade: quanto mais rápido contivermos a transmissão do vírus, seguindo as recomendações científicas e médicas à risca, mais rápido poderemos, ao fim, retornar à normalidade.

MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES

A crise atual decorrente do COVID-19 é atípica e exigiu adaptações das instituições de ensino e estudantes em todo o mundo.

Cada instituição está adotando o seu modelo, com implicações distintas.

As mudanças e adaptações, inclusive, estão respaldadas por lei.

A substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia, está regulamentada pela Portaria MEC Nº 395, de 15 de abril de 2020, permitindo que instituições de ensino de todo o País mantenham suas atividades.

A autorização do Ministério da Educação para as aulas em meios digitais também proporciona aos estudantes a manutenção do calendário acadêmico, permitindo que os alunos possam finalizar os estudos dentro de seu planejamento. Além disso, assegura que estudem em casa, protegidos do vírus.

REDUÇÃO DE MENSALIDADES

Diante do cenário apresentado e do futuro econômico incerto, é natural e compreensível que nossos estudantes questionem a possibilidade de redução dos valores das mensalidades dos cursos.

Os questionamentos quanto a reduções de mensalidades são compreensíveis. Decorrem da comparação gerada pelo modelo mais típico de oferta de ensino a distância no Brasil, de baixo custo, em que os estudantes contam com menor tempo de profissionais para interações em tempo real; assim como de situações de perda de renda de estudantes e familiares (detalharemos à frente).

DIFERENCIAIS FECAP

Como você, aluna ou aluno, pôde perceber, o modelo adotado pela FECAP sempre privilegia professores qualificados disponíveis, pelo tempo de aula contratado, além de tecnologia e infraestrutura de ponta.

Desde o primeiro dia de quarentena temos nos esforçado e buscado, no contexto on-line, todas condições possíveis para o atingimento dos nossos elevados objetivos de aprendizagem. Estamos buscando prover todas as condições de aprendizagem para que vocês tenham as suas formações dentro dos prazos esperados – do Colégio à Pós-Graduação.

Para você que, mesmo com a disponibilidade de atividades on-line, quer ter acesso às atividades presenciais: passada a crise, iremos liberar o acesso às aulas presenciais das segundas pela manhã até sábados à tarde, conforme as suas necessidades individuais e sem custos adicionais. Aula é algo que nunca iremos negar a alvaristas engajados e unidos em todos os momentos – das comemorações pelas notas máximas em avaliações do MEC às situações como as que estamos passando. Enviaremos em breve vouchers aos estudantes regularmente matriculados para usufruírem dos benefícios ao final da crise do COVID-19.

Também vale lembrar que o relacionamento da Escola com os seus estudantes é de longo prazo. Muitos recursos da Escola estão disponíveis para os seus egressos de forma contínua, como, por exemplo, o acesso à Biblioteca e a palestras e eventos.

EMPREGOS E CONTRATOS MANTIDOS

Nosso compromisso número um é com a nossa comunidade de estudantes, professores e colaboradores.

Graças às mensalidades até aqui pagas (queda de seis pontos percentuais quando comparado com o mesmo período do ano passado), estamos mantendo todo o nosso quadro de pessoal, provendo, de forma remota, os mesmos serviços até a conclusão do semestre – assim como honrando integralmente todos os contratos firmados com fornecedores e parceiros, também fundamentais para o alcance dos elevados objetivos educacionais da Escola.

Não modificamos a alocação de professores nos cursos presenciais. Todos continuam trabalhando: preparando aulas, atividades, avaliações e interagindo com os estudantes.

Todos os funcionários dos departamentos administrativos atuando ativamente. Limpeza, marketing, biblioteca, financeiro, RH, TI… todos os colaboradores, os que você vê (e em breve verá novamente) pelos corredores do campus e os que trabalham nos bastidores para manter a excelência da FECAP, todos estão com salários e benefícios pagos em dia.

ESFORÇOS E INVESTIMENTOS

Nossos estudantes podem se questionar, e é compreensível, que a suspensão das aulas presenciais reduz os gastos “físicos” como água e energia elétrica. É um fato que tais itens apresentarão redução no período.

Por outro lado, essa economia é menor que outros custos decorrentes do COVID-19.

Investimentos crescentemente na infraestrutura exigida para a manutenção das aulas de forma remota e, assim, possibilitar que as atividades tenham continuidade com qualidade. Isso inclui a compra de licenças para videoconferência (pagas em dólares), reembolsos de custos de Internet e energia para nossos colaboradores em home-office e investimentos em logística e transporte para entregar equipamentos como computadores e até mobiliário de escritório, como cadeiras, para os colaboradores que não tinham estrutura física para realizar o trabalho em casa.

O fato é que, até o momento, não apuramos nenhuma economia. Pelo contrário, até o momento, em termos líquidos, tivemos um modesto incremento de custo, da ordem de R$ 16 mil. Os custos de itens ligados a tecnologia e bases de dados podem crescer mais, por muitas vezes serem cotados em dólares.

Como observado, as despesas adicionais são maiores que as economias.

SAÚDE FINANCEIRA

Enquanto gestores, também nos preocupamos e temos responsabilidade com a sustentabilidade e perenidade da FECAP.

Um aumento de inadimplência ou queda de arrecadação com redução de mensalidades impactaria direta e seriamente a continuidade de uma história que está prestes a completar 118 anos.

BOLSAS E REDUÇÕES

A FECAP não é insensível à situação econômica que vivemos. Muito pelo contrário.

A considerar todos os tipos de bolsas que a instituição oferece, 79% dos nossos alunos usufruem de algum tipo de bolsa ou redução de valor da mensalidade (incluindo Prouni, bolsas por mérito, parcelamento com recursos próprios ou governamentais, além de convênios e condições especiais, em porcentagens de até 100% de desconto). Em maio, isso significou 32% das receitas da Fundação.

Nós também abrimos um canal de comunicação para buscar soluções aos alunos que comprovadamente foram afetados economicamente pelo contexto em que vivemos: tesouraria@fecap.br. Se for o seu caso, por favor, entre em contato.

Para todos os que se encontram na situação acima descrita, estão sendo realizadas as seguintes tratativas:

• Isenção de multas e juros;
• Manutenção de bolsas condicionais, após o vencimento;
• Alteração de vencimentos;
• Parcelamento estendido.

Recebemos até o momento solicitações de ajustes nos pagamentos de 245 estudantes dentre a nossa comunidade de 4.553, sendo todos respondidos.

Reiteramos que buscaremos soluções individualizadas aos estudantes que foram comprovadamente afetados com a crise (iniciativas para todo o público inviabilizariam o atendimento daqueles que mais precisam). Nosso desejo é que todos concluam seus cursos e tenham uma vida plena e de sucesso.

POR FIM, OBRIGADO

Somos uma fundação que reinveste todos os recursos para o cumprimento de nossa missão. Precisamos de todos para manter nosso legado.

E qual é a missão da FECAP? Transformar pessoas por meio da educação de qualidade. Apoiar organizações para transformarem a sociedade. Tem sido assim desde 1902 e assim será, enquanto o espírito Alvarista de inovação, trabalho sério e árduo e excelência perdurar em todos que carregam-o consigo: alunos, professores e colaboradores. Juntos, somos a FECAP.

Muitos desconhecem o valor da educação. O SEMESP lançou uma campanha no sentido de mostrar à sociedade a importância da Educação e de como devemos lutar para protege-la. Para conferir, acesse: http://ovalordaeducacao.com.br/

Para entenderem um pouco mais sobre as implicações negativas para todos os envolvidos com a educação da concessão de descontos, acessem o link da nota técnica da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/nota-t%C3%A9cnica-Senacon.pdf).
Contamos com a colaboração e compreensão de todos.

Nos vemos em breve, com saúde, e muita vontade de construir um futuro melhor para todos.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTARAM

Quer saber mais sobre FECAP?