fbpx

Dicas para usar o Zoom

A FECAP adotou a ferramenta Zoom para transmissões de aulas a distância durante a pandemia do...
Institucional | 07/04/2020
Compartilhe :

A FECAP adotou a ferramenta Zoom para transmissões de aulas a distância durante a pandemia do Coronavírus. Com o crescimento da demanda de vídeo chamadas para empresas e instituições educacionais, o Zoom cresceu e representa hoje cerca de 20% deste mercado. Com a visibilidade, vieram também alguns problemas de segurança.

Foram identificadas brechas no sistema do Zoom que permitem a invasão de reuniões em vídeo por estranhos, disseminação de malwares para os computadores dos participantes e até deixar as chamadas gravadas expostas na internet. O FBI e grandes empresas têm adotado medidas e reservas com relação ao programa. No Brasil, a Anvisa bloqueou o uso do aplicativo entre seus empregados.

A FECAP acompanha o desenrolar desses episódios e orienta nossos estudantes para tomar os seguintes cuidados:

1.           Não compartilhe o link da sala: para as aulas a distância, os alunos têm recebido o link para as salas virtuais do Zoom antecipadamente. Só quem recebe tem acesso. Não repasse o link a pessoas que não sejam alunos. A mediação feita pelos professores (silenciar alunos enquanto fala, por exemplo), já ajuda bastante a segurança dos participantes durante as chamadas.

2.           Desligue microfone e câmera antes de iniciar as chamadas: caso deseja apenas assistir ao que está sendo transmitido, entre na sala já com o microfone e a webcam desligados.

3.           Atualize o software: manter a versão mais atualizada do Zoom melhora os níveis de segurança. Isso também adiciona novas opções e funcionalidades e instala patches contra falhas de segurança detectadas.

4.           Compartilhe apenas parte da sua tela: o Zoom permite que você defina que apenas uma área do seu computador aos outros usuários. Essa ferramenta é útil para ocultar abas abertas no navegador, ícones na barra de tarefas ou área de trabalho do PC ou o dispositivo que você usa para se conectar.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTARAM

Quer saber mais sobre FECAP?