fbpx
voltar ao topo

Prática Oratória: Como Falar Bem em Público

Em Breve

- FéRIAS

Carga Horária

8 horas


Data

18 de Janeiro


Horário

09h às 17h20


Localização

Liberdade


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 160,00
Externos: R$ 320,00


Período de Inscrição

até 17 de Janeiro


Professor(a)

Luis Fernando Lopes


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais e estudantes, de quaisquer áreas, interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível para a elaboração de apresentações empresariais e acadêmicas, com técnicas e dicas, inclusive, para a superação do medo de falar em público.

OBJETIVO(S):

Buscar eliminar os principais obstáculos para uma boa e correta comunicação oral nos âmbitos empresarial e acadêmico, contribuindo para aumentar a eficácia da prática oratória do interessado, superando o medo de falar em público.

Conteúdo

  1. A comunicação;
  2. O orador e o público-alvo;
  3. Como montar uma apresentação;
  4. Quando lançar mão de um recurso visual;
  5. Questões práticas, incluindo o uso de microfone, os vícios de linguagem, os erros gestuais e posturais e a utilização adequada do laser pointer;
  6. O que não fazer em uma apresentação;
  7. Os níveis de formalidade;
  8. Como apresentar o discurso;
  9. Como responder a perguntas;
  10. Qualidades a desenvolver para falar melhor;
  11. Como controlar e superar o medo de falar em público.

Exposição dialogada, apresentando técnicas para a fala em público eficaz, com discussões e dinâmicas.

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente a, no mínimo, 70% das aulas.

  • BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo, Ática.
  • POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva.
  • ______. Superdicas para falar bem em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva.

Professores

Pós-Graduado (Stricto Sensu / Mestrado) em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) - bolsista pela CAPES. Pós-Graduado (Lato Sensu) em Língua, Literatura e Semiótica: pela Universidade São Judas Tadeu. Licenciatura Plena ? Português/Inglês: pelo Unibero (Centro Universitário Ibero-Americano). Graduado em Letras: Habilitação Tradutor/Intérprete (Português/Inglês): pelo Unibero. Professor na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), das seguintes disciplinas para cursos superiores: a) de "Graduação para Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas": Comunicação Aplicada, Comunicação Empresarial, Comunicação nas Organizações, Comunicação Oral e Escrita, Português Instrumental e Redação Empresarial; b) de "Graduação para Comunicação Social: Relações Públicas e Publicidade e Propaganda": Linguagem, Criatividade e Expressão, Redação Jornalística e Redação Publicitária; c) de "Pós-Graduação, Lato Sensu, para: Finanças Empresariais, Gestão de Instituições Financeiras, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Tributária, Gestão Tributária IOB, Controladoria de Gestão e para Gestão Empresarial": Comunicação Empresarial; d) de "Nivelamento": Língua Portuguesa I e II. Professor no Unibero, tendo lecionado para os cursos: a) de "Pós-Graduação, Lato Sensu, para Gerenciamento de Projetos"; b) de "Graduação", cujas disciplinas foram as seguintes: Redação Publicitária, Estudos Linguísticos de Textos Publicitários, Redação, Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia da Pesquisa Científica; c) "Sequenciais de Curta Duração (Cursos de Gestão)", cujas disciplinas foram: Comunicação e Expressão e Redação de Textos Comerciais e Contratos. Além de ministrar aulas presencialmente para diferentes cursos (de Pós-Graduação, de Graduação e Sequenciais de Curta Duração): a) tenho atuado com as Plataformas Moodle e Zoom no Ensino a Distância (EAD) promovido pela FECAP; e b) atuei no EAD desenvolvido pelo Unibero, mediante a utilização da Plataforma TelEduc (da UNICAMP). No Unibero, atuei, ainda, na organização e mediação de debates e de exposições.

Luis Fernando Lopes

Prof. Me. Luis Fernando Lopes

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

icone de canais de comunicacaoReceba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados