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Desenvolvimento de Jogos com Unreal Engine 5

Inscreva-se

- FéRIAS

Carga Horária

12 horas


Data

13 a 15 de Janeiro


Horário

19h às 22h40


Localização

Liberdade


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 240,00
Externos: R$ 480,00


Período de Inscrição

até 12 de Janeiro


Professor(a)

Victor Bruno Alexander Rosetti de Quiroz


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

  • Pessoas com interesse em desenvolvimento de jogos, programadores iniciantes ou com alguma experiência em outras linguagens, designers e artistas que desejam dar vida às suas criações.

OBJETIVO GERAL:

  • Introduzir os participantes ao universo do desenvolvimento de jogos utilizando a Unreal Engine 5, proporcionando os conhecimentos básicos para a criação de jogos 3D com gráficos de alta qualidade e realismo.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Conhecimento básico de informática
  • Noções de lógica de programação (Não obrigatório)

Conteúdo

  • O que é a Unreal Engine 5?
  • Interface da Unreal Engine: Editor, Viewports, Content Browser, World Outliner
  • Criação de um novo projeto
  • Conceitos básicos: Actors, Components, Blueprints
  • Sistema de física da Unreal Engine
  • Salvando e carregando níveis
  • Importando assets: Modelos 3D, texturas, sons
  • Criando níveis e landscapes
  • Hierarquia de objetos
  • Transformando objetos: Posição, rotação, escala
  • Iluminação: Lighting, post-process
  • Câmera e visão
  • Introdução ao sistema visual de programação Blueprints
  • Variáveis, tipos de dados, operadores
  • Estruturas de controle: if/else, loops
  • Funções
  • Criando eventos e interações
  • Interagindo com componentes na Unreal Engine
  • Criando um personagem controlável
  • Movimento e colisões
  • Interação com o ambiente
  • Sistema de pontuação
  • Gerenciando o tempo de jogo
  • Criando interfaces gráficas
  • Widgets, botões, textos, imagens
  • Eventos e interações com o usuário
  • Menus e telas de carregamento
  • Conceitos básicos do Lumen
  • Apresentando o Lumen: Sistema de iluminação global dinâmica
  • Criando cenas com Lumen
  • Possibilidades criativas com o Lumen
  • Aulas práticas com discussão sobre conceitos abordados
  • Projetos simples para aplicar os conhecimentos
  • Discussão de dúvidas e troca de experiências
  • Participação nas atividades
  • Desenvolvimento de projeto ao final do curso
  • Documentação oficial da Unreal Engine
  • Tutoriais online
  • Comunidade Unreal Engine
  • SCHERZER, Ben. Unreal Engine 5 blueprint visual scripting. Packt Publishing, 2021.
  • TRISTEM, Ben. Unreal Engine 5 essential training. Adobe Press, 2022.
  • WILSON, Matt. Unreal Engine 5 for architecture. Packt Publishing, 2022.

Professores

Formado em Ciência de Computação, trabalhei em várias áreas como programação de softwares, banco de dados, redes, servidores, manutenção de computadores e desenvolvimento de sites. Por fim, desde que graduei, em 2010, me dedico ao desenvolvimento de software, jogos e simuladores nas ferramentas Unity 3D e Unreal Engine 4. Possuo MBA em Gestão empresarial, ao qual complementa minha prática na área de negócios, por ser gestor e negociador de projetos de minha empresa. Possuo Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, sendo o primeiro curso stricto sensu de jogos no Brasil, e defendi a dissertação sobre gamificação na educação. Hoje,curso o doutorado na área da ciência/engenharia da computação com foco em sistemas gamificados e Deep Learning. Atualmente atuo como professor de graduação para os cursos de Sistemas de Informação e Design de Games, focando principalmente em programação (C, C++ e C#), inteligência artificial e hardware (sistemas operacionais e robótica). Como freelancer em projetos de software, jogos, simulação e cursos/treinamentos através da YggBrasil. Tenho experiência de trabalho na TCS, Accenture e CPMBraxis, prestando serviços terceirizados para a VALE e em gestão de empresas/projetos. Possuo produções técnicas e acadêmicas, mas destaco que atualmente estou em contato com a área de inovação e o empoderamento de pessoas na área de ciência e tecnologia. Possuo capítulos de livros sobre jogos/programação, manuais variados, projetos ligados a robótica, a jogos e a simuladores. Utilizo tecnologias como Oculus Rift (Realidade Virtual), LeapMotion (Detector de movimentos), Myo Armband (Sensoriamento mio elétrico), Tobii EyeX (Detecção de retina) e Microsoft Hololens (Realidade Mista/Aumentada). Também, organizo voluntariamente, Hackatons como Global Game Jam (há 10 anos), NASA Space Apps Challenge e Hora do Código, que são gratuitos de acesso a qualquer pessoa.

Victor Bruno Alexander Rosetti de Quiroz

Prof. Dr. Victor Bruno Alexander Rosetti de Quiroz

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