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Inteligência Artificial

Criação de Conteúdo com Ferramentas de IA

Em Breve

- FéRIAS

Carga Horária

8 horas


Data

16 e 17 de Janeiro


Horário

19h às 22h40


Localização

Liberdade


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 160,00
Externos: R$ 320,00


Período de Inscrição

até 15 de Janeiro


Professor(a)

Victor Bruno Alexander Rosetti de Quiroz


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

  • Profissionais de diversas áreas que desejam aprimorar suas habilidades criativas, designers, redatores, produtores de conteúdo, curiosos em geral e aqueles que desejam explorar as possibilidades da IA na criação de conteúdo.

OBJETIVO(S):

  • Introduzir os participantes ao universo da Inteligência Artificial (IA) generativa, com foco prático no uso de ferramentas que geram imagens, textos, áudios e vídeos. Ao final do curso, os alunos serão capazes de utilizar essas ferramentas para criar diversos tipos de conteúdo de forma autônoma.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Conhecimento básico de informática

Conteúdo

  • Conceitos básicos de IA do Microsoft Azure: Introdução à inteligência artificial
  • Explorar ferramentas visuais para machine learning
  • Explorar a pesquisa visual computacional
  • Explorar o processamento de idioma natural
  • Explorar o apoio à decisão
  • Introdução às ferramentas de geração de imagens (Midjourney, Stable Diffusion)
  • Conceito de prompt: como descrever a imagem desejada
  • Estilos artísticos, técnicas de edição e refinamento
  • Aplicações práticas: criação de artes para redes sociais, design, ilustração
  • Introdução aos modelos de linguagem (GPT-3, ChatGPT)
  • Criando textos criativos e informativos
  • Tradução automática, resumo de textos
  • Aplicações práticas: redação de artigos, roteiros, e-mails
  • Ferramentas de edição de vídeo e áudio com IA
  • Geração de animações, efeitos especiais
  • Criação de vídeos e áudios a partir de textos
  • Aplicações práticas: produção de vídeos publicitários, tutoriais, animaçõe
  • Aulas práticas com discussão sobre conceitos abordados
  • Projetos simples para aplicar os conhecimentos
  • Discussão de dúvidas e troca de experiências
  • Participação nas atividades
  • Desenvolvimento de um projeto final utilizando as ferramentas aprendidas
  • Apresentação dos resultados e discussão em grupo
  • Plataformas de IA generativa (Midjourney, Stable Diffusion, ChatGPT, etc.)
  • Tutoriais online e comunidades de usuários
  • Artigos e pesquisas sobre IA generativa
  • BROWNLEE, Jason. Machine learning mastery with Python. Machine Learning Mastery, 2017.
  • GOODFELLOW, Ian; BENGIO, Yoshua; COURVILLE, Aaron. Deep learning. MIT press, 2016.
  • RASMUSSEN, Carl Edward; WILLIAMS, Christopher K. I. Gaussian processes for machine learning. MIT press, 2006.

Sobre o professor

Formado em Ciência de Computação, trabalhei em várias áreas como programação de softwares, banco de dados, redes, servidores, manutenção de computadores e desenvolvimento de sites. Por fim, desde que graduei, em 2010, me dedico ao desenvolvimento de software, jogos e simuladores nas ferramentas Unity 3D e Unreal Engine 4. Possuo MBA em Gestão empresarial, ao qual complementa minha prática na área de negócios, por ser gestor e negociador de projetos de minha empresa. Possuo Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, sendo o primeiro curso stricto sensu de jogos no Brasil, e defendi a dissertação sobre gamificação na educação. Hoje,curso o doutorado na área da ciência/engenharia da computação com foco em sistemas gamificados e Deep Learning. Atualmente atuo como professor de graduação para os cursos de Sistemas de Informação e Design de Games, focando principalmente em programação (C, C++ e C#), inteligência artificial e hardware (sistemas operacionais e robótica). Como freelancer em projetos de software, jogos, simulação e cursos/treinamentos através da YggBrasil. Tenho experiência de trabalho na TCS, Accenture e CPMBraxis, prestando serviços terceirizados para a VALE e em gestão de empresas/projetos. Possuo produções técnicas e acadêmicas, mas destaco que atualmente estou em contato com a área de inovação e o empoderamento de pessoas na área de ciência e tecnologia. Possuo capítulos de livros sobre jogos/programação, manuais variados, projetos ligados a robótica, a jogos e a simuladores. Utilizo tecnologias como Oculus Rift (Realidade Virtual), LeapMotion (Detector de movimentos), Myo Armband (Sensoriamento mio elétrico), Tobii EyeX (Detecção de retina) e Microsoft Hololens (Realidade Mista/Aumentada). Também, organizo voluntariamente, Hackatons como Global Game Jam (há 10 anos), NASA Space Apps Challenge e Hora do Código, que são gratuitos de acesso a qualquer pessoa.

Prof. Dr. Victor Bruno Alexander Rosetti de Quiroz

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