fbpx

Libras

Estudo da Língua Brasileira de Sinais

Inscreva-se

- IDIOMAS

Carga Horária

30 horas


Data

16 de Setembro até 16 de Dezembro


Horário

Sábados, das 10h às 11h40
Confira o Calendário


Localização

Híbrido


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 100,00
Externos: R$ 100,00


Período de Inscrição

até 16 de Setembro


Professor(a)

Adriana Horta de Matos


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Corpo discente e demais interessados da FECAP

OBJETIVO(S):

  • Discutir os aspectos principais que envolvem a língua de sinais, tais como: a comunidade surda, cultura e identidades surdas.
  • Conhecer aspectos sociolinguísticos, semânticos e gramaticais da Libras.
  • Desenvolver competências comunicativas que assegurem aos participantes condições básicas de comunicação em Libras;

MODALIDADE:

8 encontros presenciais e 7 encontros on-line

Conteúdo

  • Pode se chamar de Surdo ou é deficeinte auditivo? – A construção da identidade surda e a história da comunidade surda brasileira;
  • Libras, que língua é essa? – Mitos e verdade sobre as línguas de sinais e a Libras;
  • Parâmetros fonológicos e Alfabeto brasileiro de sinais;
  • Prática de conversação I: Como acolher a pessoa surda em Libras;
  • Prática de conversação II: Temas do nosso cotidiano em Libras;
  • Variações linguísticas da Libras no território brasileiro.
  • Aulas síncronas e remotas pela plataforma Zoom;
  • Aulas presenciais : libras conversação
  • Aulas expositivas dialogadas entre a professora e os estudantes;
  • Interações entre os próprios estudantes mediadas pela professora;
  • Leitura de vídeo-textos em Libras, prática e produção;
  • Aulas expositivas de aspectos e fundamentos teóricos.

Avaliação contínua durante os momentos de práticas, uma atividade individual e uma em grupo.
Frequência mínima: 75% das aulas e atividades.

  • CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W.D.; TEMOTEO, J.G.; MARTINS, A. C. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em Suas Mãos. Volume 1: Sinais de A a D. 1. ed. São Paulo, SP: Edusp, 2017. v. 1. 1130p.
  • GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
  • STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008a.

Sobre o professor

Adriana Horta de Matos é mestranda em Educação e Saúde pela UNIFESP, especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís e especialista em Tradução Interpretação Libras/Português pelo Instituto Singularidades. Atualmente está atuando como consultora e intérprete de libras na Fundação Padre Anchieta para a TV Educação Centro de Mídias do Estado de São Paulo. Tem experiência como docente no Ensino Superior, Educação básica em instituições públicas e privadas no atendimento aos educandos surdos, tais como: Senac, Uninove, Unip, Uninter, Uníntese, Faq, CAPE – SEDUC e EMEBS Anne Sullivan. Atuou como consultora de Libras e inclusão em diversas instituições, tais como: Fundação Carlos Chagas e Ernest Young e foi instrutora de Libras nas Ong: Mais Diferenças e Instituto Adhara.

Profa. Esp. Adriana Horta de Matos

Compartilhe:

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Receba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados