Whatsapp
Dúvidas / FAQ
Tour Virtual
Os programas que permitem verificar a ocorrência de plágio são algoritmos que fazem a comparação entre um texto apresentado pelo usuário com o que está disponibilizado na internet de forma geral, mas também os conteúdos de instituições e aqueles que são de acesso restrito apenas para quem tem assinatura. Sendo assim, os programas pagos conseguem verificar mais similaridades de texto porque mantém acordos comerciais com instituições e empresas, conseguindo que o algoritmo confronte o texto do usuário com mais fontes.
O alcance dos programas gratuitos, por sua vez é limitado devido a essas restrições de acesso. Por este motivo, o mesmo texto apresentado por um usuário pode ter relatórios de similaridades bem diferentes gerados por softwares gratuitos e pagos. Além disso, os relatórios de similaridades gerados pelos softwares, sempre precisam ser analisados e interpretados.
A lei de direitos autorais permite o uso de determinados conteúdos em certas finalidades que não tenham interesses comerciais, como por exemplo, no campo educacional ou de pesquisa, desde que a fonte utilizada seja citada e identificada. Portanto, mesmo que o relatório reconheça trechos copiados, se isto estiver feito da forma requerida pelas normas legais e convenções de escrita, não há configuração de plágio.
Há várias ferramentas (softwares) para detecção de similaridades e plágio disponíveis na internet. Contudo, há poucos estudos e análises sobre a eficácias destes recursos, que dependem de aspectos como qualidade do algoritmo de busca, bases utilizadas para a recuperação de similaridades entre outros aspectos.
De acordo com um estudo europeu (FOLTÝNEK, 2020), listamos abaixo os melhores softwares disponíveis para os usuários (pessoas físicas):
Sugestões de Ferramentas Anti-Plágio
www.plagscan.com
www.unicheck.com
www.strikeplagiarism.com
www.plagiarismcheck.org
Para mais informações e atualizações sobre o plágio, consulte este canal:
Marcelo Krokoscz
Manual para aprofundamento:
KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.
FOLTYNEK, T. et al. Testing of support tools for plagiarism detection. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n.46, p.31, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-020-00192-4
Também deixamos disponível o documento Ponderações e dicas para se evitar o Plágio Acadêmico.
Orientação e Prevenção ao Plágio na Educação Básica
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados