fbpx

FECAP e CVG-SP oferecem cursos online na área de Seguros

Parceiras de longa data, a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e o CVG-SP...
Extensão | 19/02/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Parceiras de longa data, a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e o CVG-SP (Clube Vida em Grupo São Paulo), duas instituições tradicionais na área de ensino e capacitação profissional, estão oferecendo dois cursos online de curta duração inéditos: “Gestão de Risco no Seguro de Pessoas (Vida, Previdência, Saúde)” e “Prática da Legislação de Seguros de Pessoas, Previdência Privada e Saúde”.

GESTÃO DE RISCO NO SEGURO DE PESSOAS (VIDA, PREVIDÊNCIA, SAÚDE)

O curso oferece um completo conteúdo sobre gestão risco nas três áreas, incluindo resseguro, subscrição de produtos, reservas e governança corporativa. O curso será aplicado entre 15 e 18 de abril de 2024 (2ª, 3ª, 4ª e 5ª-feira), no período noturno (19h00 às 22h30), com aulas ao vivo e interativas. A carga horária total soma 14 horas. As inscrições estão abertas no site da FECAP (Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde – FECAP).

Com mais de 42 anos de atuação na disseminação do seguro de pessoas e na formação e capacitação profissional o setor, o CVG-SP foi responsável pelo desenvolvimento do conteúdo do curso. Além da abordagem de leis, normas e regulamentos das áreas de seguro de vida, previdência complementar (aberta e fechada) e saúde, o curso também oferece conteúdos sobre gestão de resseguro, gestão de risco de produto, constituição de reserva e governança corporativa.

Na gestão de resseguro, por exemplo, o conteúdo contempla os tipos (proporcional e não proporcional) e características como excedente de responsabilidade, stop loss, catástrofe etc. No tema gestão de risco de produto, dentre os assuntos estão os riscos sistêmicos e cenários estocásticos. A constituição de reserva, outro tema, aborda desde prêmio até cálculo e reservas de sinistros. Já a governança corporativa traz todos os princípios e conceitos de órgãos da área.

Na estratégia de ensino, o curso conta com aulas expositivas dialogadas, utilizando a metodologia Flipped classroon, lista de exercícios e estudos de casos e projetos. Na avaliação para certificação são considerados os trabalhos práticos e a presença mínima em 70% das aulas. O instrutor é Allan Szenkier Gherman, atuário e especialista em seguros e análise de dados.

PRÁTICA DA LEGISLAÇÃO DE SEGUROS DE PESSOAS, PREVIDÊNCIA PRIVADA E SAÚDE

O curso será aplicado entre os dias 6 e 9 de maio de 2024 (2ª, 3ª, 4ª e 5ª-feira), no período noturno (19h00 às 22h30), com aulas ao vivo e interativas via Zoom, e carga horária total de 14 horas. As inscrições estão abertas no site da FECAP (Prática da Legislação de Seguros de Vida, Previdência e Saúde – FECAP). O investimento inclui acesso às aulas pela plataforma online, material didático em PDF (apostila), visualização das aulas gravadas e certificado de conclusão (digitalizado em PDF).

O curso oferece aos profissionais conhecimentos para a aplicação prática da legislação de seguros de pessoas, previdência privada e saúde. Advogados, assessores financeiros, auditores, contadores, corretores de seguros e outras categorias profissionais podem aprender a analisar e interpretar as principais leis, normas e regulamentos que regem o direito de seguro de pessoas, previdência complementar e saúde.

O conteúdo programático relacionado ao seguro de pessoas contempla questões como estudo das coberturas, vigência dos contratos, cláusulas contratuais, sinistros e tendências do segmento. Na previdência complementar, o conteúdo inclui a análise da Lei Complementar nº 109/2001, bem como as modalidades de planos, as entidades abertas e fechadas de previdência, regras de contribuição, resgate etc.

Sobre saúde suplementar, os alunos aprenderão desde o histórico e conceito no Brasil até a legislação básica, incluindo a análise da Lei nº 9.656/1998. O conteúdo programático inclui as modalidades de planos, os direitos do consumidor, regulação e fiscalização, solução de conflitos (mediação, arbitragem e justiça), perspectivas etc.

Com aulas expositivas dialogadas, o curso utiliza a metodologia Flipped classroon, lista de exercícios e estudos de casos e projetos. Na avaliação para certificação são considerados os trabalhos práticos e a presença mínima em 70% das aulas. O instrutor é Eraldo Oliveira Santos, advogado e professor de seguros e previdência complementar e autor de livros sobre previdência.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados