fbpx
voltar ao topo

Empresas que investem em Controladoria tendem a ter resultados melhores 

O Brasil está em fase de crescimento da conscientização acerca da importância da área de...
Imprensa | 13/11/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Brasil está em fase de crescimento da conscientização acerca da importância da área de controladoria. São inúmeros os benefícios da controladoria para empresas, organizações e sociedade em geral. 

Segundo o coordenador da Pós-graduação em Controladoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ademar Lucas, o Controller é um profissional que tem enorme influência e poder dentro das empresas. É um agente dos controles dentro das organizações, atuando como business partner responsável por realizar análises e produzir relatórios de suporte à tomada de decisões da diretoria executiva da empresa. 

O profissional de controladoria trabalha na área administrativo-contábil-financeira, e por isso é um dos principais vetores do sucesso das empresas. Por ter a chamada visão holística, ele enxerga a entidade “por cima”, além de possuir o chamado “business acúmen” (visão de negócios), trabalhando primordialmente com pessoas, processos e tecnologias. 

A legislação brasileira, a rigor, não obriga as empresas a terem a figura da Controladoria, exceto nas empresas estatais, que por lei são obrigadas a manter a posição. O próprio Governo Federal tem a denomina Controladoria Geral da União (CGU), que cuida exatamente do processo de transformação de dados em informações e no controle parcial do orçamento geral do estado. 

“Geralmente, o perfil das empresas que mais se preocupam com a controladoria, são as que alcançam resultados acima da média e necessitam de informações e controles especiais para manterem esse resultado”, afirma Lucas. 

Na maioria das vezes, pequenas e médias empresas dão de ombros quando se fala em estruturar uma área de controladoria para ajudar nos processos de crescimento. Organizações menores tendem a não entender a importância desta área no processo informacional, e de consecução dos planos estratégicos e de controle dos resultados. 

“O mercado atual está sob amplo efeito das consequências do processo de globalização e temos que inovar sempre, visando ajudar as empresas a gerarem resultados, manterem os melhores índices e a melhor eficiência, para consecução dos planos de crescimento, perpetuação e geração de valor”, acrescenta o docente. 

Entender da empresa e de empresas em geral é obrigação do Controller, profissional que adiciona valor aos processos e aos resultados, além de influenciar seus pares, trabalhando como se fosse uma espécie de “coach” dos mesmos. Dessa forma, todos os colaboradores fazem parte do processo de geração de valor e isso deve fazer parte da consciência deles. 

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA 

O Curso de pós-graduação em Controladoria da FECAP capacita os alunos a entender o processo de gestão empresarial, conhecer estratégias e elaborar planos de ação operacionais. O profissional atuante na área de Controladoria, chamado de Controller, é responsável por assessorar gestores nos processos de decisão, nas áreas administrativa, contábil e na gestão da informação. As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas para facilitar o processo de aprendizagem, priorizando sempre a aplicação prática do conteúdo teórico abordado. Saiba mais sobre o curso no site

O especialista: Ademar Lucas é empresário, administrador de empresas, contador e advogado. Mestre em Ciências Contábeis, cursou Master in Law em Direito Societário, possui MBA Executivo em Administração e é especialista em Finanças Corporativas. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados