fbpx
voltar ao topo

Capacitação para pessoas com deficiência visual: FECAP e Instituto LHON lançam 10 cursos gratuitos

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e o Instituto LHON Reconvexo estão com...
Institucional | 20/10/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e o Instituto LHON Reconvexo estão com inscrições abertas, em parceria, para um programa de capacitação para pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa visão). São 10 cursos de curta duração em competências comportamentais que atenderá até 30 pessoas cegas ou com baixa visão, nesta primeira edição. 

Para se inscrever nos cursos 100% online, que tem duração de quatro semanas, basta o interessado, de qualquer lugar do Brasil, acessar o link. Cada um dos cursos trará informações e atividades sobre competências valorizadas pelo mercado de trabalho e dará certificado para os participantes. 

Cada participante pode se inscrever em até 3 cursos, dependendo das vagas disponíveis, e deverá dedicar cerca de 2 horas semanais para realizar as atividades propostas. Caso necessite de ajuda para a inscrição, o interessado pode enviar uma mensagem Whatsapp para o Instituto LHON Reconvexo, pelo número (11) 97257-1758. 

Os cursos contam com atividades de capacitação resultantes dos conteúdos desenvolvidos para as pessoas com deficiência visual. Tais atividades serão enviadas pelo aplicativo Whatsapp, em formato acessível ao público-alvo. Por essa razão, para participar dos cursos, será necessário ter acesso à Internet e Whatsapp. 

CONFIRA A LISTA DE CURSOS! 

· Capacidade Analítica 
· Comunicação 
· Empreendedorismo 
· Equipes e Gestão de Pessoas 
· Ética 
· Inteligência Emocional 
· Liderança 
· Negociação 
· Pensamento Crítico 
· Persuasão 

As pessoas com deficiência no Brasil figuram entre as mais excluídas do mercado de trabalho. Dados publicados pela Agência Brasil apontam que menos de 30% das pessoas com deficiência conseguem uma vaga no mercado formal. Os dados são de 2019, mas pesquisa do Banco Mundial apontam que os impactos da Covid-19 nas famílias de pessoas com deficiência foram ainda maiores. 

Para pessoas com deficiência visual, a inclusão no trabalho ainda esbarra em barreiras de acessibilidade. Alexandre Braun, pessoa com Atrofia Ótica Hereditária de Leber e participante do Instituto LHON Reconvexo, lembra que “existe uma legislação que se atenta à acessibilidade, mas nem sempre as pessoas responsáveis nas empresas fazem o seu desenvolvimento para possibilitar que uma pessoa cega possa trabalhar”. 

Valéria Silvestre, responsável pelas relações institucionais do Instituto LHON Reconvexo, destaca a importância de parcerias que promovam a interação entre educandos e iniciativa reais de inclusão. “O Projeto de Extensão com a FECAP é um evidente rompimento com o estado de acomodação do mercado que ainda se omite diante do direito de a Pessoa com Deficiência ter acesso digno as oportunidades de emprego e trabalho.”  

Guiherme Chedide, pessoa cega de nascença, formado em administração pela FECAP e atualmente trabalhando com Diversidade e Inclusão na Ambev, afirma: “temos diferentes soluções para melhorar a acessibilidade, mas é necessário vencer a primeira barreira, a das atitudes das pessoas”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados