fbpx

Expectativa nos negócios: pesquisa mostra estabilidade entre comerciários de SP

Índice IFECAP registrou -0,31% em junho, Dia dos Namorados trouxe resultados menores em...
Imprensa | 27/06/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Índice IFECAP registrou -0,31% em junho, Dia dos Namorados trouxe resultados menores em comparação com 2021 

O índice IFECAP, indicador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que mede a confiança do empresário do Estado de São Paulo nos negócios, registrou estabilidade (-0,31%), quando comparado com maio de 2022. 

Apesar do resultado, o número é 9,65% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. O Índice Geral registrou 133,71 pontos, na série sem ajuste sazonal. O resultado foi influenciado pelo Índice Momento Atual, que apresentou queda de 2,04%, na comparação com o mês anterior, registrando 130,36 pontos. 

A expectativa dos comerciantes era de um crescimento mais expressivo nas vendas em junho, por conta do Dia dos Namorados, contudo, algumas pesquisas revelam que os resultados foram menores do que os de 2021, e também ficou abaixo do Dia das Mães deste ano. A queda foi motivada pelas vendas (-3,03%, 130,36 pontos), e principalmente, encomendas (-3,65%, 128,21 pontos). Apesar disso, a situação geral dos negócios apresentou estabilidade (0,60%, 132,50 pontos).  

Em relação ao mês anterior, o Índice Futuro (138,75 pontos) apresentou alta de 2,25%, influenciado pelas expectativas de vendas (138,93 pontos, com alta de 2,16%) e encomendas (138,57 pontos, com alta de 2,34%). 

“Apesar das incertezas políticas e econômicas, o aumento reflete a expectativa de alguns comerciantes com o período de férias escolares que se aproxima e pode movimentar algumas regiões turísticas, ajudando o comércio”, diz o pesquisador responsável pelo estudo, o economista Allan Silva de Carvalho. 

Índice IFECAP registrou -0,31% em junho, Dia dos Namorados trouxe resultados menores em comparação com 2021

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios 

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. 

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. 

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda. 

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses. 

Indicadores 

O IFECAP divide-se em três indicadores: 

Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios; 

• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses; 

Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima. 

Metodologia 

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo. 

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas. 

Confira a pesquisa completa e o histórico de pesquisas IFECAP clicando aqui

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados