fbpx

Pós-graduação: quando e qual curso escolher? Professor opina!

Quando é o momento ideal de iniciar uma pós-graduação? É melhor iniciar uma especialização...
Imprensa | 13/06/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Quando é o momento ideal de iniciar uma pós-graduação? É melhor iniciar uma especialização logo depois da Graduação? Ou é melhor esperar um momento profissional mais maduro, tendo em vistas ser promovido no emprego? Segundo o coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Roberto Flores Falcao, o importante é ter consciência de que o mundo mutável, inconstante e turbulento em que vivemos impõe a necessidade de constante atualização. 

“Ao longo dos últimos anos, muitos alunos têm me procurado para saber qual curso de pós-graduação eu considero a melhor opção. Minha resposta se inicia sempre da mesma forma: não existe ‘a melhor’ pós-graduação. Existe o curso mais indicado para cada indivíduo de acordo com cada situação de vida e objetivos acadêmicos e profissionais”. 

Segunda pesquisa produzida pelo Instituto Semesp mostrou que, com a pandemia, cresceu o número de brasileiros buscando por especialização. Em 2021 houve aumento de 4,8% no número de alunos, ultrapassou os 1,3 milhão de estudantes. Entre os alunos do mestrado e doutorado, houve um crescimento considerável de 18,1% em 2021, chegando a 441 mil matrículas. 

O educador diz que se o indivíduo está avaliando a possibilidade de cursar uma Pós-graduação, deve tentar responder a seguinte pergunta: o que eu busco com essa pós; qual meu objetivo com o curso?  

A resposta pode ser alguma das opções abaixo: 

  • Preciso adquirir conhecimentos da minha área que não foram aprendidos ao longo da graduação; 
  • Pretendo mudar de área e preciso ampliar meus conhecimentos; 
  • Vou assumir um cargo gerencial e liderar pessoas, mas não domino ferramentas e modelos administrativos; 
  • Sinto a necessidade de atualizar meus conhecimentos, pois me formei há muito tempo; 
  • Para ser promovid@, minha empresa (meu plano de carreira) exige cursos de pós-graduação; 
  • Quero passar a dar aulas, seja assumindo uma carreira acadêmica ou apenas como atividade complementar à minha ocupação principal. 

“Essas são apenas algumas das situações que podem levar o profissional a considerar uma Pós-graduação e para cada uma, um curso diferente pode ser mais indicado: uma especialização, um MBA, um mestrado profissional, um mestrado acadêmico ou mesmo um curso livre, de extensão”, explica. 

Neste sentido, Falcão diz que uma das vantagens de escolher a FECAP como instituição para cursar uma Pós é o fato de que a instituição oferece todos os formatos de curso, nas modalidades presencial, live (remota), híbrida e EAD. Assim, o aluno escolhe o conteúdo que precisa dominar e a alternativa que melhor se encaixa em sua disponibilidade de tempo e orçamento. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados