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Modelo híbrido será cada vez mais presente no ensino, opina especialista
Modelo híbrido será cada vez mais presente no ensino, opina especialista

Modelo híbrido será cada vez mais presente no ensino, opina especialista

A pandemia de Covid-19 chegou e abalou as estruturas de diversos setores, causando mudanças significativas. Para a educação, não foi diferente....
Imprensa | 30/08/2021
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A pandemia de Covid-19 chegou e abalou as estruturas de diversos setores, causando mudanças significativas. Para a educação, não foi diferente. Com o “novo normal” chegando, alguns hábitos desenvolvidos durante o confinamento causado pela pandemia vão permanecer, entre eles, o ensino híbrido. 

Segundo o Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Wanderley Carneiro, Doutor em Educação, por definição, o ensino híbrido é qualquer programa educacional formal no qual o estudante aprende, pelo menos em parte, no ensino on-line. Nessa modalidade, o aluno exerce algum tipo de controle sobre o tempo, lugar, caminho e ritmo do próprio estudo. 

Na opinião do especialista, que é pesquisador sobre o tema, o modelo híbrido já vinha crescendo antes da Covid-19, junto ao público mais adepto ao ensino on-line. Durante a pandemia, porém, surgiram novas possibilidades de interação pela internet e grande parte daquele outro público que não acreditava ou não gostava do ensino a distância mudou de ideia. 

“Isso ocorreu porque eles puderam experimentar e comprovar que é possível ter boa comunicação, fazer apresentações, compartilhar diversos trabalhos em equipe, e ter momentos de aprendizagem com colegas de diversas regiões do Brasil, ou até de outros países, e com a vantagem de economizar tempo e dinheiro com transporte. Com essas e outras vantagens trazidas pelas tecnologias de comunicação,  muito provavelmente,  os modelos híbridos continuarão a crescer e a se desenvolver nos próximos anos”, diz o Prof. Wandeley Carneiro. 

DESAFIO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO 

Neste novo cenário, as instituições educacionais deverão oportunizar diferentes formatos para que o aluno acesse os conteúdos e participe dos cursos com mais flexibilidade, permitindo-os estudar onde e como desejar, e ter acesso aos materiais planejados pelos professores. 

“As instituições serão cobradas pela qualidade dos seus processos educacionais nesse novo formato, onde o digital terá presença cada vez maior. No que se refere aos professores, deverão se capacitar para que consigam utilizar de forma eficiente e eficaz os recursos digitais que terão à disposição. A partir daí, deverão planejar suas aulas de forma que oportunizem interação maior com os alunos, tornando-os mais ativos no processo de ensino-aprendizagem. O foco deve estar no processo de desenvolvimento das competências necessárias para a formação profissional e humana dos egressos”. 

As instituições de ensino terão, cada vez mais, um papel importante na seleção dos materiais que os alunos deverão conhecer e aplicar durante o processo de ensino e aprendizagem.   

“É a tal da curadoria de materiais. A escola também deve oferecer oportunidades ao aluno de conversar, de interagir com especialistas e com o professor, e o aluno deve colocar isso na sua rotina e aproveitar essas oportunidades. Entretanto, encontros presenciais são demandados por seres humanos, porque somos seres gregários. Dessa forma, os cursos híbridos, quando bem planejados, podem apresentar o que há de melhor no ensino presencial, e também o que há de melhor no modelo EaD/online”. 

ALUNO PRECISA DE FOCO 

Por outro lado, o mundo digital apresenta muitas possibilidades de distração, que estão a um clique do aluno. “É necessário que o estudante desenvolva rotinas de estudo, tenha metas diárias e mantenha focos nos objetivos de aprendizagem que foram previamente estabelecidos. Se assim o fizer, terá maior chance de êxito em sua jornada de aprendizagem e desenvolvimento.   

Finalmente, o professor Wanderley dá mais uma dica: “Para que o aluno obtenha um melhor aprendizado durante o seu percurso pedagógico em um curso, é necessário disciplina e concentração. É melhor uma hora de estudo com foco do que duas de estudo sem foco. Essa afirmativa já era considerada verdadeira antes do ensino on-line, agora se tornou mandatória”, finaliza. 

CURSO ON-LINE GRATUITO 

A FECAP oferece o curso on-line gratuito “Blended: possibilidades para inovar o processo de ensino-aprendizagem”. Com carga horária total de 8 horas/aula, a iniciativa tem como público alvo gestores, professores e outros profissionais da área da educação interessados em conhecer conceitos e aplicações do ensino híbrido “Blended“.  

A trilha de aprendizagem do curso é composta por videoaulas, leitura de um artigo científico, participação em fóruns de discussão, quizzes e uma atividade prática. É possível obter um certificado de participação, contanto que o aluno obtenha nota mínima nas atividades propostas pelo curso, tudo de forma online.   

SERVIÇO  

Curso: Blended: possibilidades para inovar o processo de ensino-aprendizagem  
Carga Horária: 8 horas aula, em formato assíncrono  
Professor: Wanderley Carneiro  
Formato: online e autoinstrucional 
Custo: gratuito  
Público-alvo: gestores, professores e outros profissionais da área da educação interessados em conhecer conceitos e aplicações do ensino híbrido “Blended“.  
Inscrições: clique aqui

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