Reveja o webinar “Internacionalização de Empresas Brasileiras: Desafios para PMEs” - FECAP

Reveja o webinar “Internacionalização de Empresas Brasileiras: Desafios para PMEs”

Com o mundo globalizado em que vivemos, focar apenas no mercado local pode limitar muito as...
Eventos | 15/10/2020
Compartilhe:

Com o mundo globalizado em que vivemos, focar apenas no mercado local pode limitar muito as possibilidades de crescimento de uma empresa. Para ajudar empresários a expandir seus limites, a FECAP realizou o webinar “Internacionalização de Empresas Brasileiras: Desafios para PMEs”.

Assista a íntegra do encontro:

Durante o webinar, idealizado pelo projeto Conexões Empresariais, que tem a intenção de desenvolver e auxiliar o empreendedorismo, os palestrantes Silvana Gomes, Tulio Albuquerque e Edson Tavares falaram sobre a questão dos desafios para a internacionalização das empresas brasileiras, em especial, as pequenas e médias, sob mediação de Miriam Vale.

O objetivo foi fazer com que os preconceitos sobre a questão de internacionalização caiam por terra e todas as empresas comecem a perceber que o mercado delas pode ser muito maior que só o nacional.

Isso vale não só para empresas que produzem algo material, mas também para aquelas que prestam serviços. Para tanto, o evento contou com especialistas no assunto que efetivamente fizeram isso acontecer para esse tipo de empresas na prática nos últimos anos.

Saiba mais sobre os especialistas

Miriam Vale

É doutora em administração de empresas, na linha de Estudos Organizacionais da Fundação Getúlio Vargas, tendo ficado 6 meses em Harvard para terminar de escrever sua tese. Coordenadora do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, da APEX-Brasil, com sede na FECAP.

Silvana Gomes

Contribuinte do portal Passaporte para o Mundo. Atualmente é diretora executiva da São Paulo Negócios, agência de promoção de exportações e investimentos da Cidade de São Paulo, onde é responsável pelo programa São Paulo Exporta, de fomento às exportações das empresas da Capital. Recentemente, passou a ser membro do conselho do projeto Bem Querer Mulher, programa apoiado pela ONU Mulheres, por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.

Tulio Albuquerque

Gerente há 17 anos em diferentes empresas da Filadélfia, nos Estados Unidos, atuando em gerenciamento de nível executivo de TI, especializado na gestão de relacionamentos multimilionários com clientes, riscos e ativos digitais, desenvolvimento de negócios, otimização estratégica de processos de negócios e entrega de soluções digitais dentro de metodologias ágeis. Entre suas principais competências está a organização internacional.

Edson Tavares

Sócio fundador da Trade4All, uma iniciativa que tem como missão democratizar o comércio exterior através do ensino na prática, customizando cursos para empresas e associações e desenvolvendo conteúdo gratuitamente em redes sociais. Além disso, foi técnico extensionista e monitor do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, da APEX-Brasil, com sede na FECAP.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?