fbpx

FECAP sediou 1º Encontro de Iniciação Científica em Cidadania Fiscal dos NAFs do Estado de SP  

O Teatro FECAP foi palco do “1º Encontro de Iniciação Científica em Cidadania Fiscal dos...
NAF | 28/11/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Teatro FECAP foi palco do “1º Encontro de Iniciação Científica em Cidadania Fiscal dos NAFs do Estado de São Paulo”. As apresentações de trabalhos científicos ocorreram no dia 22 de novembro e no dia 23 de novembro, ocorreram os “Diálogos em Cidadania Fiscal: pesquisa acadêmica e prática profissional em debate”.  

O evento contou com a participação de alunos de vários estados brasileiros, respeitados docentes representantes dos NAFs no Estado de São Paulo, especialistas da área e representantes da Receita Federal. Durante a oportunidade, foi debatida a importância da cidadania fiscal e seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária.  

O evento representa uma colaboração entre o NAF FECAP , a Receita Federal e os NAFs das instituições de ensino superior, unindo esforços para promover educação e serviços fiscais à comunidade de baixa renda – com objetivo de compartilhar conhecimento, promover discussões sobre práticas relevantes e, acima de tudo, estimular a cidadania fiscal.  

Segundo o Prof. Tiago Slavov, o evento foi um marco para o ensino, para a pesquisa e para a extensão na área de Cidadania Fiscal. “São os impostos que permitem ao governo oferecer benefícios para a sociedade, e no Brasil, os cidadãos pagam muitos impostos. Então, iniciativas que melhorem a relação do pagador de impostos com o cobrador de impostos melhoram a vida em sociedade, pois aumentam a compreensão quanto aos direitos e deveres relacionados à tributação e a incentivam a participação ativa do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Foi um evento pioneiro e a FECAP tem orgulho em poder contribuir para a construção desta iniciativa!”.  

O QUE É O NAF?   

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da FECAP é um projeto desenvolvido pela Receita Federal, em parceria com Instituições de Ensino Superior, e cujo objetivo é oferecer serviços gratuitos na área contábil, fiscal e de comércio exterior para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. A FECAP possui um núcleo, o NAF FECAP, que conta com a coordenação do Prof. Dr. Tiago Nascimento Borges Slavov. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados