fbpx

Quer um aumento no trabalho? Veja dicas para pedir um salário maior ao chefe

Grande parte das pessoas busca realização profissional. E se ela puder vir acompanhada de um...
Imprensa | 21/03/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Grande parte das pessoas busca realização profissional. E se ela puder vir acompanhada de um salário que faça jus às expectativas dos trabalhadores e da entrega que eles dão à empresa, melhor ainda. Mas, como acertar no pedido de aumento? 

Segundo o especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Marcelo Treff, o melhor momento para pedir um aumento à chefia é após um feedback positivo, resultante do processo de avaliação de desempenho. 

“Em empresas com políticas de recompensa (salários e benefícios) e de carreira (possibilidades de ascensão e processo sucessório), os aumentos ocorrem geralmente atrelados a processos de avaliação de performance, resultados, ou de potencial. Se o colaborador entrega bons resultados no trabalho, fica difícil para a empresa negar o aumento àquele colaborador”, afirma o docente. 

O especialista acrescenta que o colaborador que busca uma promoção ou aumento de salário deve conhecer a política de remuneração e carreira da empresa, e que o pedido deve ser feito de maneira impessoal e com base em fatos. 

“A recomendação é que o trabalhador justifique o pedido sem usar como argumentos problemas de ordem pessoal. Justificar o pedido se comparando com colegas de trabalho não é visto com bons olhos, é um convite para o pedido dar errado”, diz Treff. 

Se o trabalhador tem bom desempenho, um aumento salarial pode trazer o sentimento de reconhecimento e de valor. Mas, nos casos em que esse reconhecimento não chega, o sentimento é exatamente o oposto: injustiça e falta de valorização. 

“É importante estar preparado para os dois cenários. Mas, acima de tudo, ter consciência das próprias possibilidades e da empresa em que se trabalha”, recomenda. 

O especialista   

Marcelo Treff é professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua com os seguintes temas: Gestão da Carreira, Gestão de Competências, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados