fbpx

FECAP sedia o I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Empresas e Direitos Humanos

Os projetos Jean Monnet da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) receberam nos...
Cátedra Jean Monnet | 09/12/2022
Compartilhe:

Os projetos Jean Monnet da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) receberam nos dias 5 e 6 de dezembro, o “I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Empresas e Direitos Humanos”. O evento teve financiamento da União Europeia e apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Durante a oportunidade, os participantes receberam capacitação sobre o tema, com treinamentos ministrados por especialistas europeus. 

Foram dois dias em que a FECAP recebeu um grupo de professores representativos das cinco regiões do Brasil e plurais em suas abordagens e áreas do conhecimento e experts europeus. Foram treinamentos da Profa. Karin Buhmann (Copenhagen Business School, Dinamarca), Margaret Wachenfeld (Institute for Human Rights and Business e Myanmar Centre for Responsible Business), Daniel Morris (Danish Institute for Human Rights) e Herbert Barros e Renata Machado (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).  

Segundo a Cláudia Marconi, coordenadora dos projetos Jean Monnet FECAP, “o evento foi um primeiro esforço de reunir professoras e professores relevantes na temática para discutir os rumos da formulação de políticas e da pesquisa acadêmica desde o Brasil”. 

Para Rafael Miranda, coordenador dos projetos Jean Monnet FECAP, o evento “foi um encontro promissor, pudemos encontrar pontos de convergência e divergência que só a partir de um grupo plural de professores poderíamos identificar”. 

A REDE 

A rede tem como objetivo aproximar acadêmicos brasileiros com expertise na temática de direitos humanos para promover produção de conhecimento sobre o assunto, em diferentes níveis e formatos (graduação, pós-graduação, pesquisa e alcance comunitário), e também para influenciar a formulação de políticas públicas no Brasil e na América Latina. 

A rede pretende constituir um pool interdisciplinar que possa, a partir das diferentes perspetivas de cada professor e instituições, construir iniciativas conjuntas que possam conectar a academia com o governo, atores sociais e privados com particular interesse em avançar nesta agenda desafiadora. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados