fbpx

Artigo de professor da FECAP é premiado no Congresso ANPCont

O professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ahmed...
Graduação | 07/12/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Ahmed El Khatib, recebeu nesta terça-feira (7/12) o prêmio pelo melhor artigo na categoria Contabilidade Financeira e Finanças (CFF) do XV Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCont)

Com o tema “Capital Intelectual e Desempenho Financeiro: evidências empíricas em mercados desenvolvidos e emergentes”, o trabalho premiado foi desenvolvido pelo professor Ahmed e o professor Emérito da FEA/USP, Sérgio Iudícibus. 

Um dos cenários que motivou o desenvolvimento do artigo foi a identificação de limitações nos modelos usados para verificar a eficiência do capital intelectual, entre eles o Value Added Intelectual Coefficient (VACI), ou Coeficiente de Capital Intelectual e Valor Agregado, e o EBITDA. “A ideia geral do artigo foi investigar a relação entre o Capital Intelectual (CI) e o Desempenho Financeiro (DF) em mercados desenvolvidos e emergentes usando 6.252 empresas listadas para o período de 2011 a 2020, incluindo as demonstrações financeiras publicadas durante a pandemia da Covid-19”, destaca Ahmed. 

O artigo aponta que a relação positiva entre o CI e o desempenho das empresas durante a crise financeira e sanitária global, entre 2019 e 2020, indicou que a eficiência do CI permaneceu inalterada durante a crise. Isso implica que as empresas podem usar CI para aumentar sua criação de valor quando outros ativos financeiros se tornam difíceis de introduzir devido aos fundos limitados. 

“Concluímos que o CI pode também ser usado como uma ferramenta para sobrevivência durante turbulências financeiras, causadas por agentes internos ou externos. Esse achado também é útil para os reguladores que podem formular estratégias relacionadas ao uso eficaz dos recursos de CI durante crises financeiras”. 

O artigo completo pode ser lido neste link

Congresso ANPCont 

O Congresso ANPCont é um evento organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, com o objetivo de proporcionar a interação da comunidade acadêmica e divulgar a produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis. Neste ano, o evento chegou a 15ª e foi realizado de 4 a 7 de dezembro. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados