Instituto de Finanças oferece webinar sobre Finanças Islâmicas no Brasil - FECAP

Instituto de Finanças oferece webinar sobre Finanças Islâmicas no Brasil

O Islamismo não é meramente uma religião, mas também um sistema socioeconômico e político...
Instituto de Finanças | 31/05/2021
Compartilhe:

O Islamismo não é meramente uma religião, mas também um sistema socioeconômico e político abrangente para a sociedade islâmica. Sua economia refere-se a um sistema que identifica e promove ordens econômicas e financeiras consistentes com os princípios da Lei Islâmica, a Sharia, que proíbe, por exemplo, a cobrança e o pagamento de juros. Então, como um banco islâmico, que não cobra juros, ganharia dinheiro?  

A resposta para este questionamento será apresentada pela Angela Martins , CEO para a America Latina do First Abu Dhabi Bank e autora de “A Banca Islâmica”, primeiro livro sobre Finanças Islâmicas em português,  e Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib , professor, coordenador do Instituto de Finanças da FECAP e autor de artigos científicos nas áreas de Islamic Finance e Islamic Accounting). 

O evento acontecerá no próximo dia 17 de junho, às 17h30, ao vivo pelo canal da FECAP no Youtube. Na ocasião, os especialistas no assunto irão discutir e responder aos questionamentos sobre as Finanças Islâmicas e também apresentar as perspectivas para o Brasil após o início das discussões sobre o marco legal das Finanças Islâmicas no Brasil no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal em 2021. 

Para receber uma notificação por e-mail com o link do Youtube na hora que o evento estiver para começar, inscreva-se clicando aqui 

A atividade vale duas horas complementares. Para alunos da FECAP, as horas são enviadas direto para a Central do Aluno (CAF). Para não alunos, será enviado um certificado àqueles que preencherem a lista de presença disponibilizada no chat ao vivo. 

 

Sobre os palestrantes 

Angela Martins é administradora de empresas com MBA – Corporate Finance pelo Instituto Mauá de Tecnologia e com outros cursos de extensão em finanças. Conselheira de Administração certificada pelo IBGC. Executiva da área financeira há mais de 25 anos, é CEO (Presidente) para América Latina do First Abu Dhabi Bank , no Brasil. Especialista em Structured Trade Finance e Islamic Finance, participou como palestrante em eventos na Europa, Estados Unidos e Brasil sobre esses temas. Membro do Grupo Women Corporate Directors e do Mulheres do Brasil e Presidente do Comitê de Escritórios de Representação na ABBI, além de ter feito parte do Conselho editorial da Revista Internacional Global Trade Review. É autora do único livro sobre finanças islâmicas em português, “A Banca Islâmica” (Quality Mark). 

Ahmed Sameer El Khatib é graduado em Ciências Contábeis pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais pela PUC/SP e Doutor em Administração de Empresas pela PUC/SP, tendo concluído seu estágio pós-doutoral em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é Doutorando em Educação pela PUC/SP e desenvolve seu estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências Administrativas da UNICAMP. Tem pesquisado finanças islâmicas desde 2009, com dezenas de publicações em revistas e congressos brasileiros e internacionais. É professor de graduação e pós-graduação da FECAP, Coordenador do Instituto de Finanças (IFF) e editor-chefe da Revista do Instituto de Finanças da FECAP. 

 

Instituto de Finanças 

Em 2016, com o objetivo de auxiliar professores, alunos e comunidade externa, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP lançou o Instituto de Finanças FECAP. 

O principal objetivo do Instituto de Finanças FECAP é tornar o centro em uma referência de finanças pessoais. 

Mas são diversos outros tópicos abordados em nosso Centro, entre eles, finanças corporativas e mercado financeiro. 

Para a realização dessas atividades, o Instituto de Finanças FECAP realiza periodicamente, pesquisas e eventos. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?