fbpx

Especialista desmistifica rivalidade entre Estados Unidos e China

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) convida a Renata Amaral a esclarecer...
Pós-Graduação | 02/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) convida a Renata Amaral a esclarecer em que consiste, exatamente, a rivalidade entre Estados Unidos e China. 

A rivalidade entre as duas nações tem sido amplamente debatida entre os acadêmicos e os principais jornais do mundo. Durante o webinar “A rivalidade EUA-China e a Governança Global”, que acontece de forma online e gratuita no dia 16 de março, às 19 horas, a professora irá tratar do tema englobando o conceito de governança nas esferas política, comercial, ambiental, na agenda de segurança e muito mais. 

O evento será mediado por Marília Pimenta, coordenadora dos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-graduação em Negócios Internacionais e Comércio Exterior. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por aqui. 

PALESTRANTES 

Renata Amaral: é advogada experiente em comércio internacional, com um extenso e comprovado histórico de trabalho no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), em negociações comerciais bilaterais e regionais, política comercial e acesso a mercados. Ao longo de sua carreira de pouco mais de quinze anos, aconselhou governos e partes interessadas privadas em questões de comércio internacional, com foco nas regras da OMC.

Possui PhD pela Maastricht University (Holanda) e título de Doutora em Direito (sum cum laude) pela Universidade Federal de Santa Carina – UFSC (Brasil), um LL.M. em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e é graduada em Direito pela USFC. Tem um livro e vários artigos publicados.

Atualmente, ela atua como Professora Adjunta no Washington College of Law da American University, e é Diretora do programa em WTO and US Trade Law and Policy. Renata também é vice-presidente do Instituto ABCI – uma organização sem fins lucrativos de acadêmicos de comércio internacional com sede em Washington, DC -, e fundadora da Women Inside Trade, uma organização internacional sem fins lucrativos que visa contribuir para o empoderamento das mulheres por meio sua rede global de profissionais, treinamento especializado e desenvolvimento de lideranças.

Antes de se mudar para Washington DC em janeiro de 2019, o Renata foi o Diretora da equipe de comércio internacional em uma grande empresa de consultoria em Brasília, BMJ & Consultores Associados, responsável por coordenar o trabalho diário com clientes e gerenciar equipes sênior e júnior em todos os projetos relacionados ao comércio internacional. Ela foi membro do comitê de gestão e responsável pela coordenação geral de pesquisa e estratégia política para clientes que pretendem melhorar o acesso aos mercados internacionais.

Marília Pimenta: doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração paz, defesa e segurança (2016). Pesquisadora visitante em Maxwell School-Syracuse University (2015). Mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração paz, defesa e segurança (2010). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência em Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados