FECAP

Prezados Alunos(as), Professores(as) e demais Colaboradores,


As Instituições de Ensino Superior (Universidades, Centros Universitários, Faculdades, etc.) devem estar permanentemente comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade, adaptando-se às constantes mudanças no ambiente em que operam sem perder seus valores e sua identidade.


Regimento da CPA Fale Conosco


Reuniões já realizadas

Desde a criação da CPA, já foram realizadas 39 reuniões ordinárias da Comissão entre 2004 e 2018
Reuniões já realizadas


A CPA também tem realizado diversas reuniões com a comunidade FECAP para apresentar os resultados da autoavaliação
Reuniões já realizadas


Ademais, o tema autoavaliação tem sido objeto de análise e deliberação em várias reuniões dos órgãos colegiados superiores (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, e Conselho Universitário - CONSUNI):
Reuniões já realizadas



O Governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação (MEC), ciente dessa importância da Educação Superior, instituiu, em 2004, o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O SINAES é composto de três grandes dimensões: a avaliação interna (ou autoavaliação), a avaliação externa e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Essa é uma excelente oportunidade para construir e implementar um conceito de avaliação educativa e formativa, revendo e aprimorando o processo de avaliação institucional que ocorre no Centro Universitário FECAP desde 1996.

Constituem os principais objetivos da avaliação interna:

  • Favorecer o cumprimento da missão institucional: “Excelência na Formação de Profissionais Eficazes, com elevado Senso de Cidadania e Visão Sócio-Empresarial”;
  • Diagnosticar os pontos fracos e fortes da Instituição, para assegurar a qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade, garantindo que haja um inter-relacionamento entre as dimensões de ensino, da pesquisa, da extensão e gestão;
  • Incentivar a criação de um processo de autocrítica que tanto garanta a qualidade, em consonância com as demandas científicas, culturais e sociais dos nossos dias, quanto aprimore e consolide uma cultura institucional na qual a avaliação seja parte da rotina da Instituição;
  • Subsidiar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, no tocante à elaboração dos projetos pedagógicos e institucionais relevantes para as metas de qualidade traçadas; e
  • Constituir-se num processo sistemático de prestação de contas à coletividade, como garantia da qualidade dos serviços educacionais prestados.

Note-se que apenas a reflexão crítica e participativa das comunidades interna e externa durante todo o processo de avaliação poderá assegurar a continuidade do Centro Universitário FECAP como uma Instituição comprometida com a formação de indivíduos efetivamente capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Certos de que a construção permanente de um ensino de qualidade é fruto de um compromisso assumido por todos os envolvidos (alunos, professores e corpo técnico-administrativo) com a missão da Instituição – “Excelência na Formação de Profissionais Eficazes, com elevado Senso de Cidadania e Visão Sócio-Empresarial” –, convidamos todos a participar ativamente do Processo de Avaliação Institucional do Centro Universitário FECAP.