fbpx

Relações Internacionais

BACHARELADO | 4 ANOS | MATUTINO OU NOTURNO

CAMPUS LIBERDADE

Modalidade

Campus

Dias

Horários

Carga Horária

Matriz Currícular

Ícone modalidade presencial
 Liberdade
Segunda à Sexta
Matutino e Noturno
3460h

Sobre

Estratégia para Transformar o Mundo

Um internacionalista formado pela FECAP, além de sair com capacidades de diplomacia e intermediação de conflitos, também tem conhecimento de mercado e aptidão para assumir posições de liderança, gerenciando equipes e realizando planejamentos estratégicos.

• Reconhecido pela Portaria 265 de 03/04/2017

Compartilhe:

Perfil

O Profissional de Relações Internacionais

Se você gosta de assuntos políticos, econômicos e tem interesse em aprender outros idiomas e conhecer novas culturas, o curso de Relações Internacionais é para você. O profissional de Relações Internacionais precisa ter a capacidade de resolver e mediar conflitos, sempre com muito equilíbrio e profissionalismo. Dentro do mercado de trabalho, o internacionalista pode trabalhar intermediando entendimento entre empresas, investigando mercados ou até mesmo avaliando oportunidades de parceria.

Formação

Linha de formação específica

Durante o curso de Relações Internacionais, o aluno tem a oportunidade de obter experiências equivalentes às do mercado de trabalho dentro da própria FECAP. Além disso, diante do processo de internacionalização da FECAP, os alunos convivem com representantes de diversas universidades do mundo todo que vêm à FECAP tratar de melhorias na educação e parcerias institucionais. Nossa infraestrutura oferece salas específicas para realização de atividades práticas, como é o exemplo da Sala de Negociação, feita especialmente para que os alunos que cursam Relações Internacionais simulem acordos e alianças.

Imagem ilustrativa oportunidades

Oportunidades

Destaque no mercado de trabalho

A carreira dos estudantes é prioridade na FECAP. Alunos e ex-alunos têm, ao longo do tempo, ocupado posições de destaque em grandes empresas. Com o auxílio da Área do Sucesso Alvarista (ASA), grande parte dos estudantes são inseridos no mercado de trabalho ainda nos primeiros semestres de curso. A FECAP possui em seu ecossistema mais de 1.100 organizações conveniadas de diferentes portes e segmentos de mercado e oferece, mensalmente, mais de 80 oportunidades em empresas renomadas.

Quem contrata na FECAP

Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo

COORDENAÇÃO DO CURSO

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Doutor | [email protected]

É graduado em Relações Internacionais (2006), em Ciências Econômicas (2007) pela Facamp. É mestre (2011) e doutor (2016) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante do Departamento de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia da Lancaster University (Inglaterra), e pesquisador visitante do War Studies Department do King's College London, Reino Unido. Realizou Pós Doutorado (FAPESP), no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) (2018-2022). Foi professor do curso de Relações Internacionais da Facamp (2007-2014). Fundou e coordenou o Observatório de Fenômenos Transnacionais das Américas (OFTA) (2007-2014), onde desenvolveu diversas pesquisas, cadernos especiais e relatórios para a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SAEI/GSI-PR); Foi Analista de Relações Internacionais na empresa Amazul; e Pesquisador Visitante para a Escola Superior de Guerra (ESG) (2016-2017); Foi Professor na Graduação e no MBA da Universidade Anhembi Morumbi (2017-2018) Atualmente é Professor Substituto no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe; Professor do curso de Relações Internacionais da FECAP. É ainda Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); do Núcleo de Estudos e Analises Internacionais (NEAI-UNESP); e do Grupo de Análise de Políticas e Inovação (GAPI-Unicamp). Dedica-se a estudos sobre Vigilância e Novas Tecnologias; Governamentalidade e Segurança Pública; Guerra Moderna e Cibernética; Ciência, Tecnologia e Segurança; Política Tecnológica Militar Norte Americana e Brasileira.

Imagem de Alcides Eduardo dos Reis Peron

#ORGULHOALVARISTA

INTERNACIONALIZAÇÃO

Programas de Intercâmbio

Atualmente, o mercado de trabalho prioriza alunos que tiveram experiências acadêmicas no exterior, e a internacionalização é um dos grandes diferenciais da Graduação da FECAP.

O International Office permite ao estudante participar de cursos de curta e longa duração no exterior, desenvolvendo habilidades necessárias para o convívio no ambiente empresarial multicultural.

Em nossos programas de intercâmbio, o aluno desenvolve o conhecimento de "Soft skills" (Comunicação adequada, domínio de idiomas estrangeiros, integridade moral e ética, atitude positiva, iniciativa, trabalho em grupo, flexibilidade e resiliência), como complementação das habilidades de "Hard Skills" adquiridas ao longo da vida acadêmica.

Onde estudar?

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura para o que você realmente precisa

A infraestrutura da FECAP atende a todas as necessidades do aluno durante o curso com laboratórios de informática de alta tecnologia, estúdio audiovisual e de fotografia, salas de aula equipadas e uma biblioteca com um acervo de mais de 60 mil exemplares.

Imagem da quadra coberta
Imagem da quadra aberta
Imagem do corredor de livros da biblioteca
Imagem do Laboratório Macintosh
Imagem da Área do Sucesso Alvarista – ASA
Imagem da Sala Arena 360 FECAP
Imagem do espaço Centro de Empreendedorismo
Imagem da Sala de Co-Labor-Ação
Imagem do Teatro FECAP
Imagem do Laboratório Macintosh
Imagem do laboratório de informática
Imagem da lanchonete do pátio
Imagem do terraço

Ingresso

Veja como ingressar na FECAP

Incentivo

Bolsas e parcelamentos

A FECAP é uma instituição sem fins lucrativos que investe recursos na melhoria da educação do país, oferecendo diversos tipos de facilitadores para que os alunos possam ingressar no ensino superior.

Saiba mais

Depoimentos

O que dizem os Alvaristas

“Melhor escolha q já fiz. instituição séria e comprometida com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos. Altamente reconheci-da no mundo corporativo.”

Corpo Docente

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Doutor

Lattes
Orcid
LinkedIn

Angélica Miyuki Farias

Doutora

Lattes

Cesar Martins Guimarães

Doutor

Lattes

Cláudia Alvarenga Marconi

Doutora

Lattes
Orcid
LinkedIn

Cristina Machado Corrêa Leite

Doutora

Lattes
LinkedIn

Daniel Amaral

Mestre

Lattes
LinkedIn

Daniela Marques Medeiros

Doutora

Lattes
LinkedIn

Emmanuel Silva Nunes de Oliveira Junior

Doutor

Lattes

Evorah Lusci Costa Cardoso

Doutora

Lattes

Gustavo Batista Araujo

Doutor

Lattes
LinkedIn

Jobson Monteiro de Souza

Doutor

Lattes

Luiz de Camargo Pires Neto

Doutor

Lattes
Orcid
LinkedIn

Marcelo Henrique de Araujo

Doutor

Lattes
Orcid
LinkedIn

Marília Carolina Barbosa de Souza Pimenta

Doutora

Lattes
Orcid
LinkedIn

Nadja Nara Lima Heiderich

Doutora

Lattes
LinkedIn

Renato Rienzo Del Nero

Mestre

Lattes
LinkedIn

Renira Appa

Doutora

Lattes
LinkedIn

Sabrina Della Santa Navarrete

Mestra

Lattes
Orcid
LinkedIn

Verônica de Fátima Santana

Doutor

Lattes
Orcid

Vinícius de Bragança Müller e Oliveira

Doutor

Lattes
LinkedIn

Quer saber mais sobre a GRADUAÇÃO na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados