Mais Informações
O Atendimento Psicopedagógico ou Coaching Acadêmico é uma metodologia que tem por objetivo o autoconhecimento, análise do ambiente e a realização das mudanças necessárias.
O enfoque pedagógico oferece suporte para o desenvolvimento de hábitos de estudo efetivos que possibilitam ao estudante refletir sobre sua participação ativa na construção do próprio conhecimento, bem como no reconhecimento e desenvolvimento de competências que o alinhem as necessidades pessoais, sociais e profissionais.
Os atendimentos individuais têm duração de 50 minutos. Também são oferecidos workshops com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da liderança pessoal, que é a capacidade de conduzir a si mesmo, aperfeiçoar os relacionamentos (consigo e com os demais) através da autopercepção e utilização de ferramentas e técnicas que possibilitem a análise estratégica de si mesmo e o mapeamento de competência.
Profª Mª Maria de Lurdes Zamora Damião
Mini Bio
Quando
De segunda a sexta-feira
Onde
Bloco A, 4ª andar
Período
das 9h às 21h30
O Laboratório de Métodos Quantitativos é uma sala de estudos de Matemática, que tem duração de um semestre, começando em fevereiro/agosto e terminando, respectivamente, em junho/dezembro.
Essas atividades são constituídas, na sua maioria, de um breve resumo da teoria e de uma sequência de exercícios/problemas com níveis crescentes de dificuldade. Ao entrar no Laboratório, o aluno escolhe o conteúdo que deseja estudar, individualmente ou em grupo, e, durante a realização da atividade, o discente testa seus conhecimentos, aprende e desenvolve seu raciocínio matemático.
A metodologia utilizada é a da Aprendizagem pela Resolução de Exercícios e Problemas, com a qual o aluno resolve, passo a passo, com a presença de um professor, os exercícios propostos nas atividades, que, em sua maioria são autoinstrutivas. O docente também tem a opção de utilizar o Laboratório como sala de estudos, individualmente ou em grupo, sendo que o professor fica disponível para ensinar, tirar dúvidas e auxiliar na resolução das listas de exercícios propostas pelos professores da estrutura curricular.
Cristina Leite
O Laboratório de Métodos Quantitativos é totalmente gratuito e voltado a alunos de primeiros e segundos semestres de todos os cursos de Graduação e, também, aos de terceiros semestres da Graduação em Ciências Econômicas.
Para utilizar o Laboratório não é necessário fazer inscrição: o aluno pode frequentá-lo nos dias e horários que preferir, sem limite de frequência semanal.
Quartas e quintas das 11h20 às 13h | Segundas, quartas e quintas das 17h às 18h40 | Sábados das 9h às 12h20 e das 13h às 14h40
1) Cálculo I, 2) Cálculo II, 3) Computação Gráfica, 4) Contabilidade Avançada, 5) Contabilidade de Custos, 6) Espanhol, 7) Estatística I, 8) Estatística II, 9) Fundamentos de Contabilidade e Análise das Demonstrações Financeiras, 10) Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos, 11) Inglês, 12) Macroeconomia, 13) Matemática Financeira, 14) Microeconomia, 15) Português: Leitura, Compreensão e Produção Textual, 16) Raciocínio Lógico e Analítico
O Programa de Monitoria é um dos Programas de Apoio Pedagógico que o Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP) oferece a seus discentes.
Entre os seus objetivos, podem-se citar: (a) contribuir para a formação de recursos humanos para o ensino superior, proporcionando aos estudantes oportunidades para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades de caráter didático-pedagógicas; (b) estimular a participação do estudante na vida acadêmica da FECAP, ampliando os espaços para o seu envolvimento com o processo educacional, por meio da realização de atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa na instituição; (c) somar esforços para a melhoria da qualidade do ensino de Graduação, colaborando com o professor da disciplina e atuando como agente facilitador nas relações entre os corpos docente e discente, por meio do esclarecimento de dúvidas quanto ao conteúdo e à realização das atividades propostas; (d) auxiliar o professor da disciplina no gerenciamento das suas aulas, fornecendo-lhe um perfil das principais dificuldades apresentadas pelos alunos de forma a lhe possibilitar redirecionar seus esforços em sala de aula; (e) facilitar o oferecimento de atividades de reforço aos estudantes, especialmente os que apresentem dificuldade de aprendizagem, contribuindo para a melhoria da formação e para a superação de problemas de repetência, evasão e motivação dos estudantes.
Os Monitores são alunos com excelente desempenho acadêmico, conduta ética exemplar, ótima capacidade de comunicação e elevado interesse em desenvolver carreira acadêmica. Os Monitores fazem plantões de 4 horas semanais em dias, locais e horários previamente especificados pela FECAP para tirar dúvidas de seus colegas estudantes.
As inscrições para o processo seletivo são realizadas no início de cada ano, mediante o preenchimento de formulário próprio fornecido pela Coordenação do Programa de Monitoria juntamente com o Edital. Os monitores têm direito a uma Bolsa Auxílio Mensal correspondente a 50% do valor da mensalidade, abatidos regularmente durante o exercício das atividades do programa.
Desenvolvimento de habilidades de caráter didático-pedagógico
Facilitar o oferecimento de atividades de reforço aos estudantes
Incentivo a participação de alunos em atividades de pesquisa
Os monitores têm direito a uma Bolsa Auxílio Mensal correspondente a 50% do valor da mensalidade, abatidos regularmente durante o exercício das atividades do programa.
O Programa de Nivelamento é um dos Programas de Apoio Pedagógico que a FECAP oferece aos discentes. O objetivo do programa é equalizar conhecimentos sobre (1) Língua Portuguesa e (2) Matemática dos alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos de Graduação e contribuir para o progresso acadêmico como apoio aos currículos dos cursos, auxiliando na adaptação dos alunos ao Ensino Superior.
A participação no Programa se dá por (1) participação nas aulas de Nivelamento e (2) realização de Prova Final, por disciplina (Língua Portuguesa e/ou Matemática).
Para melhor atender às necessidades dos alunos, as aulas de Nivelamento são oferecidas aos sábados, com opções de horários no matutino ou no vespertino. São nove sábados, sendo oito de aula e o último para realização da Prova Final.
Profª Mª Flavia Renata Moreira da Silva
O Programa de Nivelamento tem como objetivo equalizar conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Matemática dos alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos de Graduação e contribuir para o progresso acadêmico dos alunos.
O Nivelamento é oferecido aos alunos regularmente matriculados no 1º semestre (Nivelamento I) ou 2º semestre (Nivelamento II) de todos os cursos de Graduação (exceto Contábeis para Graduados).
O aluno que desejar participar das aulas deve solicitar inclusão pela Intranet (opção “Nivelamento”). O período para solicitações de inclusão é divulgado aos alunos no início do semestre letivo.
Horas Complementares
Oportunidade de receber 1 ponto na média de todas as disciplinas obrigatórias (de acordo com resultado obtido na prova do nivelamento)
Reforço gratuito de temas básicos
Nivelamento I – Português:
Ortografia; Classes gramaticais aplicadas sintaticamente (substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio).
Nivelamento I – Matemática:
Cálculo com frações ordinárias; potenciação e radiciação; operações com expressões algébricas - produtos notáveis, fatoração, simplificação; equações do 1º grau; equações do 2º grau; inequações do 1º grau; regra de três simples e porcentagem.
Nivelamento II – Português:
Nivelamento II – Matemática:
Sistemas de equações do 1º grau; algoritmos; funções - plano cartesiano, gráficos, raízes, domínio, imagem; função linear afim; função quadrática; aplicações - demanda de mercado e oferta de mercado; receita total com preço variável, custo total e lucro total.
Graduada em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP (1988), mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN-USP (1993) e doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP (2000). Atua como Professora Doutora em regime de tempo integral, Coordenadora do Laboratório de Métodos Quantitativos e Coordenadora do Programa de Monitoria do Centro Universitário Álvares Penteado FECAP. Experiência docente nas seguintes áreas: Estatística, Matemática, Matemática Financeira, Cálculo, Pesquisa Operacional, Física, Química, Ciência dos Materiais, Corrosão, Termodinâmica e Operações Unitárias. Experiência em análise estatística de experimentos, caracterização de metais, controle de corrosão, tratamento de água e análise por espectrometria gama.
Mestre em Administração: Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Consultoria em Recursos Humanos e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Coach educacional e de desenvolvimento de liderança. Coautora do livro “Competência: a essência da liderança pessoal”, publicado pela Editora Saraiva.