fbpx
voltar ao topo

Colégio FECAP e Médicos Sem Fronteiras unem forças em Hackathon que desafiou alunos a criar soluções reais

O Colégio FECAP realizou, em 06 de agosto de 2025, o evento “Soluções sem Fronteiras”, uma...
Colégio | 13/08/2025
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Colégio FECAP realizou, em 06 de agosto de 2025, o evento “Soluções sem Fronteiras”, uma iniciativa inédita em parceria com Médicos Sem Fronteiras (MSF). A ação promoveu um Hackathon envolvendo alunos dos cursos de Produção de Áudio e Vídeo, Multimídia, Programação de Jogos Digitais, Publicidade e Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver propostas criativas e viáveis para demandas reais apresentadas pelo MSF.

Ao longo do dia, os alunos participaram de rodadas intensivas de mentoria conduzidas por seis profissionais da organização, que compartilharam experiências de campo e orientaram os grupos com base em necessidades concretas de comunicação, engajamento e impacto social.

Estiveram presentes no evento Renata Ribeiro de Castro, especialista em responsabilidade social e captação de recursos, há 12 anos no MSF; Yeda Pereira, jornalista especialista em comunicação e marketing e em relacionamento digital no terceiro setor; Ana Paula Fontana, profissional de marketing e estratégia de marca, com 25 anos de atuação e foco em grandes doadores; Larissa Verdier, jornalista e mestre em ciências sociais, coordenadora de conteúdo do MSF-Brasil; Luz Anna Rocha, produtora de eventos e educadora social, com ampla vivência em causas humanitárias e culturais; e Danielle Bastos – Jornalista com carreira em assessoria de imprensa e comunicação corporativa.

Cada curso recebeu briefings específicos, simulando o atendimento a um cliente de alto impacto e abrangência global. Os desafios incluem desde a criação de campanhas e materiais audiovisuais, até o desenvolvimento de soluções digitais, jogos educativos e propostas de sustentabilidade ambiental aplicáveis ao contexto humanitário.

Os projetos serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses e apresentados no FECART 2025, no dia 27 de setembro, quando serão apresentados para o público em geral e para os especialistas do MSF que avaliarão as entregas finais.

“O ‘Soluções sem Fronteiras’ reforça nosso compromisso de formar jovens preparados para inovar e fazer a diferença, seja no mercado de trabalho ou na sociedade. Aqui no Colégio FECAP, acreditamos que educação de qualidade é aquela que ultrapassa os limites da sala de aula e conecta nossos alunos ao mundo”, afirmou o diretor Marcelo Krokoscz.

A parceria entre o Colégio FECAP e o Médicos Sem Fronteiras (MSF) representa uma conexão direta entre educação e impacto social global, aproximando os alunos de uma das organizações humanitárias mais respeitadas do mundo. Ao trazer para o ambiente acadêmico desafios reais vividos em contextos de emergência, crise e assistência humanitária, o MSF oferece aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos técnicos em projetos com relevância concreta, ampliando a consciência social, o senso crítico e a capacidade de inovação.

Para a coordenadora técnica do Colégio FECAP, Prof. Drª Débora Machado, “a iniciativa representa uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem um processo de briefing, planejamento e execução com um cliente real, reconhecido internacionalmente. Isso eleva o nível de aprendizado, desenvolve competências técnicas e socioemocionais e amplia a visão de mundo dos participantes”.

O MSF é uma organização humanitária internacional, fundada em 1971, que atua de forma independente, imparcial e neutra para oferecer assistência médica de emergência a populações afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias e situações de exclusão ao acesso à saúde. Presente em mais de 70 países, o MSF envia equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros e outros profissionais para prestar cuidados essenciais, salvando vidas e levando alívio a comunidades em contextos de extrema vulnerabilidade. Reconhecida mundialmente pelo seu trabalho e premiada com o Nobel da Paz em 1999, a organização mantém seu compromisso de colocar a ajuda humanitária acima de fronteiras políticas, religiosas ou culturais.

O Hackathon “Soluções sem Fronteiras” reforça a proposta do Colégio FECAP de integrar teoria e prática em experiências de alto valor formativo, preparando jovens para enfrentar desafios complexos e atuar de forma estratégica em um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados