Fiat Mobi, Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Strada Volcano foram os modelos seminovos mais visados pelos criminosos, entre janeiro e abril
O Estado de São Paulo registrou uma queda de 16,3% nos roubos e furtos de automóveis, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão no Boletim Econômico Tracker-Fecap, que acaba de ser tabulado. Foram 16.153 ocorrências entre janeiro e abril. A maior queda foi observada nos roubos, com redução de 40,9%. Já os furtos caíram 12,1%.
Os veículos seminovos – que têm até seis anos de uso – representam 26,7% do total de boletins de ocorrência na categoria automóveis. No Estado de São Paulo, a queda nas ocorrências especificamente de carros fabricados de 2019 para cá foi 17,3%. E na capital esse percentual sobe para 28,6%.
TOP 10 – Furtos e Roubos de Seminovos por Bairro (São Paulo)
Bairro
2025: Furto
2025: Roubo
2025: Total
2024: Furto
2024: Roubo
2024: Total
Variação (%)
TATUAPE
84
0
84
109
4
113
-25,7%
VILA MARIANA
82
0
82
66
3
69
+18,8%
VILA PRUDENTE
74
6
80
65
7
72
+11,1%
VILA MATILDE
74
0
74
76
2
78
-5,1%
AGUA RASA
68
1
69
68
2
70
-1,4%
IPIRANGA
61
7
68
119
12
131
-48,1%
SAO LUCAS
62
2
64
58
8
66
-3,0%
PERDIZES
61
1
62
—
—
—
—
PENHA
48
2
50
72
1
73
-31,5%
CARRAO
47
1
48
—
—
—
—
Total Geral
661
20
681
753
52
805
-15,4%
A maioria dos bairros que figura entre os mais afetados registrou queda ou estabilidade. “Destaque para Ipiranga, que teve uma redução superior a 48% nas ocorrências totais, e para Penha, com retração de mais de 30%. Já Vila Mariana e Vila Prudente caminharam na contramão da tendência, apresentando crescimento modesto nas ocorrências, o que pode indicar deslocamento de focos de vulnerabilidade ou até mudanças na atuação dos criminosos.
O pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira, destaca o revezamento de bairros no ranking. “Enquanto tradicionais ‘campeões’ como Itaquera, Vila Formosa e Ipiranga saíram das primeiras posições, regiões como Perdizes e Carrão passaram a ocupar o TOP 10 de 2025. Essa dinâmica reforça a importância do monitoramento contínuo e da rápida adaptação das estratégias policiais e de prevenção”, afirma.
TOP 20 – Furtos e Roubos de Seminovos por Marca/Modelo (Estado de São Paulo)
Marca/Modelo
2025: Furto
2025: Roubo
2025: Total
2024: Total
Variação (%)
FIAT/MOBI LIKE
166
26
192
229
-16,2%
FIAT/ARGO DRIVE 1.0
149
30
179
235
-23,8%
RENAULT/KWID ZEN 2
94
31
125
118
+5,9%
FIAT*
115
5
120
97
+23,7%
HYUNDAI/HB20 10M SENSE
72
21
93
76
+22,4%
FIAT/STRADA VOLCANO 13CD
86
1
87
102
-14,7%
FIAT/ARGO 1.0
64
8
72
89
-19,1%
HYUNDAI/HB20 10M COMFORT
48
24
72
62
+16,1%
FIAT/ARGO TREKKING 1.3
66
2
68
118
-42,4%
FIAT/STRADA FREEDOM 13CS
65
2
67
76
-11,8%
FIAT/MOBI TREKKING 1.0MT
63
1
64
—
—
HYUNDAI/HB20 10M VISION
54
3
57
66
-13,6%
I/TOYOTA HILUX CDSRXA4FD
56
0
56
61
-8,2%
HYUNDAI/HB20 1.0M COMFOR
48
4
52
66
-21,2%
VW/GOL 1.0L MC4
47
3
50
83
-39,8%
VW/POLO TRACK MA
22
28
50
—
—
JEEP/RENEGADE LNGTD AT
43
3
46
68
-32,4%
RENAULT/KWID ZEN 10MT
29
14
43
52
-17,3%
VW/SAVEIRO CS RB MF
38
2
40
—
—
I/FIAT CRONOS DRIVE 1.3
37
3
40
79
-49,4%
*Esse registro genérico é resultado de imprecisões no momento do preenchimento do boletim de ocorrência, o que prejudica a análise detalhada por modelo e indica a necessidade de aprimoramento no registro das informações pelas autoridades e pelas vítimas.
O FIAT/MOBI LIKE e o FIAT/ARGO DRIVE 1.0 permanecem no topo do ranking, mas com redução de 16,2% e 23,8%, respectivamente. Outros modelos da Fiat, como ARGO 1.0, ARGO TREKKING 1.3, STRADA VOLCANO e CRONOS DRIVE 1.3, também registraram quedas expressivas, consolidando uma tendência de recuo nas ocorrências envolvendo veículos da marca.
Por outro lado, houve crescimento de eventos em modelos da Hyundai. O HB20 10M SENSE teve aumento de 22,4%, o HB20 10M COMFORT subiu 16,1% e o HB20 10M VISION manteve estabilidade, mas com alta relevante em modelos específicos.
“Outro destaque é o avanço de modelos que antes não figuravam entre os mais roubados/furtados, como o VW/POLO TRACK MA e VW/SAVEIRO CS RB MF, ambos já entre os vinte listados em 2025”, complementa a análise o pesquisador.
Locais das Ocorrências:
A via pública é o principal cenário dessas ocorrências. “Dos 4.309 registros contabilizados, 3.833 (quase 89%) aconteceram nas ruas, avenidas e espaços públicos abertos, reafirmando o alto risco para proprietários que estacionam ou circulam fora de ambientes controlados”, destaca o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.
O segundo local mais vulnerável são os estacionamentos e garagens, responsáveis por 183 ocorrências. “Este é um volume considerável, sobretudo quando se considera a suposta sensação de segurança desses locais”, observa Vitor Correa.
Na sequência, aparecem estabelecimentos de comércio e serviços (101 ocorrências), residências (62) e uma série de lugares com menor representatividade, como centros empresariais, rodovias, shopping centers e até mesmo áreas rurais.
“Os números evidenciam que, apesar dos avanços na segurança e da redução geral dos casos, a rua continua sendo o palco preferencial do crime, tornando fundamental o investimento em monitoramento urbano, tecnologia e policiamento ostensivo para garantir a tranquilidade dos proprietários de veículos seminovos em todo o Estado”, conclui Erivaldo Vieira.
O especialista do Grupo Tracker alerta para a importância de os proprietários de veículos não comprarem peças em comércios ilegais. “A escassez e o alto custo de peças automotivas novas contribuem diretamente para o crescimento dos roubos e furtos. A sociedade pode contribuir e só comprar peças com nota fiscal”, finaliza Vitor Correa.