A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) foi o palco da primeira etapa da Maratona SBC de Programação 2024, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A competição aconteceu no dia 31 de agosto e, simultaneamente, na Bolívia (292 times), no México (541 times) e na América Central (80 times).
A Maratona SBC de Programação ocorre desde 1996 e nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Este evento é parte da super-regional latino-americana da competição.
A sede de São Paulo se destacou como a maior do evento, contando com times de Instituições de Ensino Superior (IES) renomadas como FECAP, ESPM, FIAP, Mackenzie, USP, PUC-SP, UFABC, entre outras.
No total, participaram mais de 400 pessoas, dentre elas 60 times, 180 participantes, 63 voluntários, 26 coaches, os organizadores da competição no Brasil e associados à SBC, colaboradores dos departamentos de compras, marketing, TI, eventos, segurança, manutenção, professores e o coordenador David de Oliveira Lemes, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação (CCOMP).
Esta foi apenas a primeira fase da competição, que ocorreu em 48 sedes espalhadas pelo Brasil: quatro no Sul, seis no Centro-Oeste, sete no Norte, 15 no Nordeste e 16 no Sudeste, reunindo 880 times de 226 IES. Além disso, houve a competição “Café com Leite”, com a participação de 27 times.
DESEMPENHO DA FECAP NA COMPETIÇÃO
Antes desta primeira etapa da Maratona SBC de Programação, a Maratona FECAP de Programação foi realizada em 15 de junho, com a participação de diversas equipes da FECAP.
A fase zero e online da Maratona SBC de Programação aconteceu em 25 de maio, pelo Beecrowd, com transmissão ao vivo, reunindo 894 times de 23 estados do Brasil e do DF, participação dos países da América Latina, dentre os quais 7 times da FECAP garantiram sua presença.
A FECAP, além de sediar a Maratona SBC de Programação, também investiu e continua investindo no treinamento e na participação de seus estudantes dos cursos de ADS e CCOMP.
A participação dos estudantes da FECAP vai além da competição. Vários outros estudantes trouxeram seus conhecimentos, competências e habilidades diversas, especialmente as de soft skills, para o planejamento, organização e execução de cada detalhe do evento, desde a montagem dos kits no dia anterior até a limpeza e organização após o término da competição.
A maratona foi mais do que uma competição: ela se transformou em uma verdadeira família, a Família Maratona FECAP de Programação, com estudantes, professores, colaboradores e seus entes queridos, como filhos, cônjuges, sobrinhos, namorados… parceiros de vida pessoal que passam a compartilhar também dos desafios e resultados da vida acadêmica e profissional, compartilhando o espírito de comunidade e superação.
Foi assim que o coordenador David de Oliveira Lemes participou, na presença de sua Livia e sua amiga, Ana Alice. “Quando chegamos na FECAP, as meninas não conseguiram entender que estava acontecendo uma competição. Depois de acompanhamos o placar interativo na sala do coaches, as crianças conseguiram compreender a dinâmica e, após um passeio pelos laboratórios de informática, ficaram impressionadas e queriam ver de perto os problemas. Espero, com isso, motivá-las e entender cada vez mais a área de tecnologia e, quem sabe, estudarem na FECAP”.
A Maratona da SBC contou ainda com a presença de professores como Gilles Pedrosa, que “ficou impressionado com o aspecto competitivo, com comentaristas em tempo real e placar simultâneo, sentiu como um verdadeiro esporte”.
O professor Victor Rosetti, atuando como diretor técnico do evento, compartilhou que, “apesar da baixa energia elétrica, em virtude do blecaute, a energia do evento continuou em alta, principalmente, com o retorno da eletricidade faltando 3 minutos para o término da competição”.
O professor Eduardo Savino, atuando como diretor administrativo do evento, “sente que a maratona de programação é mais que uma competição, pois gera o sentimento de pertencimento e entusiasmo dos jovens reunidos para se desenvolverem”.
Certamente, faltam palavras para expressar os sentimentos de todos os envolvidos. Porém, como representantes, o estudante Adeilson, do curso de ADS, sente-se “grato pela oportunidade de participar deste projeto, sentindo-se parte de algo maior e extremamente feliz”. Já o estudante Guilherme, também de ADS, “gostou muito de fazer parte deste time e de ter a oportunidade de vivenciar de perto cada detalhe do grande projeto da maratona”.
Para a estudante Beatriz Castilho, do curso de CCOMP, “além de ter sido uma experiência maravilhosa e sensação inexplicável do resultado do esforço, favoritou torcer pelos times e realizar novas conexões”. O estudante Marcello, do curso de CCOMP, “empoderou-se da oportunidade de participar da maratona, o que lhe proporcionou uma experiência única, que agregou muito valor à sua vida e lhe fez querer aprender mais”.
Como Diretora da sede São Paulo e Diretora de Patrocínios da Maratona SBC de Programação no Brasil e na América Latina, a professora Lucy Mari Tabuti busca “encantar com a magia desta competição, tendo como propósito transformar a educação em um aprendizado significativo, prático e aplicável para todos os envolvidos”.
Todos estes depoimentos refletem a satisfação e o entusiasmo que permeiam este evento. E, todo esse sucesso só foi possível graças ao apoio inestimável da Reitoria da FECAP, à qual expressamos nossa sincera gratidão.
FINAL SERÁ EM JOÃO PESSOA (PB)
Para o time Cerberus, o grande destaque da FECAP, composto pelos estudantes Bruno, Vinícius e Vitor, do curso de CCOMP, “além do orgulho de representar e marcar uma história na FECAP, com uma maratona que motiva buscar além da faculdade, foi uma ótima experiência de aprendizado”.
O trio demonstrou excelente desempenho, fruto de muito trabalho e dedicação. Agora está pronto para enfrentar este novo desafio, com a frase Rumo à Final Brasileira em João Pessoa, já que eles representarão a FECAP na Final Brasileira da XXIX Maratona SBC de Programação, que acontecerá de 07 a 10 de novembro em João Pessoa-PB.
A FECAP segue adiante na inovação da educação, mirando as próximas etapas e abrindo oportunidades de ensino e aprendizado significativo para cada um dos estudantes.
Participaram da cobertura do evento os estudantes Abigail Fernandes Neves, Beatriz Duh Calegari, Beatriz Peres Rigon, Giovanna Lima Coutinho, Isabella Pinho e Letícia de Almeida Santos, de Publicidade e Propaganda; e Brenda Jordão da Silva, Brenda Camile Lima Novaes, Bruna Lins, Isabelle Cristina Oliveira Silva, Juliano Rego Sant’Anna, Rebeca Lopes Dos Reis e Tainá Victoria Oliveira Magalhães, de Relações Públicas.