A campanha do Outubro Rosa remonta à década de 90, nos Estados Unidos, quando alguns estados, de forma independente, decidiram realizar ações sobre o câncer de mama. Somente depois da aprovação pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi oficialmente reconhecido como mês da prevenção e combate ao câncer de mama. A famosa fitinha rosa foi criação da Fundação Susan G. Komen, que distribuiu o objeto durante a primeira Corrida pela Cura, em Nova York.
No Brasil, a campanha chegou em 2002 e teve como marco a coloração rosa do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. O Outubro Rosa se intensificou por volta de 2008, a partir da ampla divulgação na mídia. O objetivo principal da campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas no Brasil, são descobertos mais de 60 mil casos por ano. De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), se descoberto em estágio inicial, a chance de cura e recuperação aumentam para cerca de 95%. Algumas ações e mudança de hábitos podem contribuir para a prevenção. São elas: – Realizar consultas e check-ups com regularidade
- Executar o autoexame
- Evitar cigarros e bebidas alcoólicas
- Praticar atividades físicas
- Manter a alimentação saudável
Levando em conta a importância dos quadros, é essencial que, caso exista a suspeita de câncer, um(a) médico(a) seja procurado(a) para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam considerados. A informação é uma grande aliada para o diagnóstico precoce e luta contra a doença. Compartilhe conhecimento e cuide de si e de quem você ama!