O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades diferenciadas para instigar a inovação e envolver os alunos do Ensino Médio Técnico da Instituição.
O desafio dos cursos técnicos, na disciplina de Tecnologias Interativas, foi trabalhar a hashtag Studygram, uma hashtag do Instagram que reúne cerca de oito milhões de publicações. Os conteúdos exibidos por esta hashtag são relacionados aos estudos, dicas e à rotina dos estudantes.
A professora Marina Medeiros conta que a ideia foi estimular a criação de dicas sobre o Excel em um formato para redes sociais, fazendo uma junção das tecnologias. Todos os alunos do primeiro ano participaram, e cada equipe era livre para criar suas dicas no formato desejado. A criatividade era o limite. Como são alunos de cursos técnicos, poderiam criar animações, vídeos, gifs, etc.
“No estudo de caso, falamos sobre o Studygram, imagem que resume os estudos nas redes sociais e como tem se popularizado esses tipos de contas dedicadas aos estudos. Apesar do lado positivo, também tratamos de alguns pontos de atenção; a grande maioria desse conteúdo é produzido sem orientação profissional e a distração que as redes sociais podem trazer. Outra questão do estudo de caso foi como manter o foco durantes os estudos e outras ferramentas com potencial para produção de conteúdo educativo”, explica.
Um grupo criou uma conta para postar o trabalho deles, simulando um perfil de Studygram. Outros grupos desenvolveram o trabalho de forma fiel ao Studygram, no papel e com o capricho nas fontes, cores e na hora da foto. “O envolvimento dos alunos foi muito bom. Recebi trabalhos lindos, criativos e super caprichados”, finaliza.