A redução mais expressiva, entre os meses de janeiro e abril, foi nas categorias de semirreboques e caminhões, seguidas de caminhonetes. Sorocaba foi a única cidade entre as mais perigosas que registrou alta de ocorrências
O Estado de São Paulo registrou uma queda de 14,3% nos roubos e furtos de veículos, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão no Boletim Econômico Tracker-Fecap, que acaba de ser tabulado. Foram 34.908 ocorrências entre janeiro e abril. A maior queda foi observada nos roubos, com redução de 28,9%. Já os furtos caíram 10,1%.
“Essa baixa pode ser atribuída a uma combinação de fatores, como o aumento da eficiência das políticas de segurança pública, o uso de tecnologias de rastreamento e monitoramento veicular e a maior conscientização dos proprietários de veículos sobre medidas de prevenção”, afirma o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira.
Praticamente todas as categorias apresentaram redução de ocorrências. Os automóveis, que continuam sendo o principal alvo dos criminosos, tiveram baixa de 16,3%; motocicletas, segunda categoria mais afetada, apresentaram uma retração de 7,4%; caminhonetes, camionetas e motonetas registraram quedas superiores a 19%; já os caminhões tiveram redução de 26,3%.
Tipo de Veículo
2025: Furto
2025: Roubo
2025: Total
2024: Furto
2024: Roubo
2024: Total
Variação Total (%)
Automóvel
14.525
1.628
16.153
16.529
2.756
19.285
-16,3%
Motociclo
7.790
2.865
10.655
8.055
3.450
11.505
-7,4%
Caminhonete
861
355
1.216
1.095
530
1.625
-25,2%
Camioneta
463
87
550
501
184
685
-19,7%
Motoneta
232
123
355
333
146
479
-25,9%
Caminhão
133
155
288
177
214
391
-26,3%
Não informado
195
13
208
230
28
258
-19,4%
Utilitário
146
51
197
151
76
227
-13,2%
Caminhão trator
18
93
111
26
142
168
-33,9%
Micro-ônibus
16
40
56
19
27
46
+21,7%
Semirreboque
19
27
46
14
92
106
-56,6%
Trator rodas
33
10
43
32
13
45
-4,4%
Reboque
31
2
33
35
10
45
-26,7%
Ciclomoto
10
2
12
8
1
9
+33,3%
Trator misto
4
2
6
3
1
4
+50,0%
Bicicleta
1
0
1
—
—
—
—
Triciclo
0
1
1
—
—
—
—
Inexistente
1
0
1
3
1
4
-75,0%
Motor casa
0
1
1
0
1
1
0,0%
Ônibus
0
0
0
4
0
4
—
Total Geral
24.478
5.455
29.933
27.216
7.672
34.888
-14,3%
Entre as 10 cidades com maiores índices de roubos e furtos de veículos, apenas Sorocaba apresentou alta nas ocorrências. Mauá lidera com a maior redução percentual (-25,2%), seguida por Osasco (-17,1%). São Paulo teve queda de 14,7%. Diadema e Campinas indicam estabilidade.
Cidade
2024: Furto
2024: Roubo
2024: Total
2025: Furto
2025: Roubo
2025: Total
Variação Total (%)
S.PAULO
12.583
3.148
15.731
11.278
2.132
13.410
-14,8%
S.ANDRE
1.174
276
1.450
1.136
180
1.316
-9,2%
GUARULHOS
1.042
365
1.407
986
326
1.312
-6,8%
CAMPINAS
1.070
336
1.406
1.138
234
1.372
-2,4%
OSASCO
812
162
974
702
105
807
-17,2%
S.BERNARDO DO CAMPO
687
284
971
694
181
875
-9,9%
MAUA
507
143
650
412
74
486
-25,2%
SOROCABA
444
86
530
495
44
539
+1,7%
RIBEIRAO PRETO
459
53
512
387
45
432
-15,6%
SUZANO
297
123
420
293
124
417
-0,7%
Total Geral
19.075
4.976
24.051
17.521
3.445
20.966
-12,8%
Já na Capital, a Vila Prudente foi o único bairro com aumento nas ocorrências, 4,1%. Saiu da sexta posição para a segunda. Houve uma mudança significativa no ranking dos locais com maior incidência de roubos e furtos de veículos: o Tatuapé, que, em 2024, ocupava a terceira posição, subiu para o topo da lista em 2025, apesar de uma redução de 11,7% no total de ocorrências. O Ipiranga, que liderava o ranking em 2024, apresentou uma queda expressiva de 39,5%, caindo para a sétima posição. “Outro destaque positivo foi a Penha, que saiu do top 10 bairros com mais ocorrências. A entrada da Vila Mariana e da Água Rasa na lista de 2025, e a saída de Itaquera e Penha, indicam uma redistribuição geográfica dos crimes, com a mancha criminal se deslocando para novas áreas da cidade”, explica Erivaldo Vieira.
Bairro
2025: Furto
2025: Roubo
2025: Total
2024: Furto
2024: Roubo
2024: Total
Variação Total (%)
TATUAPE
311
12
323
341
25
366
-11,7%
VILA PRUDENTE
281
26
307
255
40
295
+4,1%
VILA MARIANA
270
7
277
—
—
—
—
VILA MATILDE
261
12
273
277
28
305
-10,5%
SAO MATEUS
225
46
271
—
—
—
—
SANTO AMARO
234
17
251
275
51
326
-23,0%
IPIRANGA
226
25
251
367
48
415
-39,5%
SAO LUCAS
240
11
251
222
41
263
-4,6%
SANTANA
207
5
212
230
15
245
-13,5%
ÁGUA RASA
201
11
212
—
—
—
—
ITAQUERA
—
—
—
319
49
368
—
SAPOPEMBA
—
—
—
217
54
271
—
PENHA
—
—
—
236
15
251
—
Entre as vias mais perigosas, os destaques são a queda expressiva nas ocorrências registradas na Avenida das Nações Unidas, -56%, e Avenida Vereador Abel Ferreira (-42%) e Avenida Octalles Marcondes Ferreira (43,4%). Por outro lado, alguns endereços passaram a figurar no ranking de 2025, como a Avenida Ragueb Chohfi (alta de 37,9%) e a Estrada do M’Boi Mirim (+28,6%).
O gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, alerta para um cuidado básico que os proprietários de veículos devem ter: não comprar peças em comércios ilegais, pois é isso que motiva esse tipo de crime. “A escassez e o alto custo de peças automotivas novas contribuem diretamente para o crescimento dos roubos e furtos. A sociedade pode contribuir e só comprar peças com nota fiscal. É importante ficar atento também ao local onde os veículos são estacionados. “Eles se tornam alvos fáceis dos criminosos principalmente quando estão parados próximos a estações de metrô, shopping center e estádios de futebol”, finaliza o especialista.