O Colégio FECAP consolidou em 2024 uma de suas iniciativas mais marcantes e transformadoras: o Projeto Startup. Voltado para alunos de 17-18 anos, o projeto desenvolve o potencial empreendedor e inovador dos alunos, incentivando-os a criar startups que oferecem soluções reais e impactantes para o mercado, nos eixos de Negócios, Comunicação e Tecnologia.
Ao longo do ano letivo, os alunos dos cursos técnicos integraram teoria e prática ao desenvolverem seus planos de negócio e protótipos de produtos, serviços ou soluções. Este ano, o projeto mobilizou 158 alunos, que desenvolveram 43 startups, sob a orientação de 22 professores técnicos.
Esses alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para 31 convidados especiais, entre eles executivos e investidores de empresas de grande destaque no mercado. Tudo culminou no evento “Inspira Startups”, onde realizaram pitches para profissionais e investidores de destaque.
Um dos diferenciais mais marcantes do Projeto Startup 2024 foi a formação de parcerias estratégicas com grandes empresas, como iFood, Descarbonize Soluções, Santuu e Barsi Investimentos. Essas parcerias permitiram um modelo inédito de aporte financeiro: para cada real investido pela FECAP como apoio inicial, as empresas dobraram o valor, potencializando o impacto das ideias.
A premiação incluiu aportes financeiros, destinados aos projetos de destaque em suas respectivas áreas técnicas, como Administração, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Finanças, Publicidade, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Informática, Inteligência Artificial e Programação de Jogos Digitais e Meio Ambiente.
O grande momento do evento foi o reconhecimento do Projeto Startup Destaque do Ano, Conmar, que recebeu um aporte especial de R$ 10.000,00, celebrando a ideia mais inovadora e promissora de 2024.
Confira os projetos e alunos que tiveram os projetos em destaque no curso!
Finanças – Startup Kartall dos alunos Ariel Carvalho Rocha López, Isabella Cristina Barreto Domingues, Marcelle Ferreira Mampo Paschke e Tainá da Silva Jaremczuk desenvolveram a Metodologia Kartall de Educação Financeira In Company
Administração – Startup Agripac dos alunos João Pedro Megda Alves, Kauan da Silva de Souza Dias, Marjorie Noronha Ferreira, Mayra Eduarda da Silva Zeferino e Vitoria Oliveira Pinheiro desenvolveram uma plataforma digital que agrega agricultores familiares.
Comércio Exterior – Startup Rio Branco Trading dos alunos Livia Reis dos Santos, Luis Ernesto Rowland Abreu Hudson e Rafael Alaminos Ivoglo Borges que desenvolveream uma Trading e realizaram o plano de exportação da Cachaça Estrela do Coronel no mercado do Reino Unido.
Programação de Jogos Digitais – Startup Skylight dos alunos Bruno Dias, Cecilia Coelho, Henri Beauchamps e Maria Fernanda Borba que criaram o jogo Metamorphozys em uma plataforma 3D que acompanha a jornada de descoberta e mudança da pequena Cora.
Informática – Startup Rango! dos alunos Kaique Alves de Oliveira, Kenji Fernandes Wakabayashi, Luis Felipe Scacchetti Mariano e Pietro Mauer Godoy criaram um aplicativo para gerenciamento de estoques de restaurantes.
Inteligência Artificial – Startup Synapta dos alunos Fabricio Freitas, Felipe Offdani dos Santos, Miguel Manfré Ribeiro Garcia e Otávio Martins Teles criaram uma ferramenta auxiliar para assessoria de investimentos baseada em inteligência artificial.
Publicidade – Startup Pollus dos alunos Julia Della Vega Gorga, Kaelly Vitoria Santos Silva, Laura Ianelli D’elboux Van Der Smitte, Marina Freire Baarini e Matheus Francisco Ferrari Pires criaram a Agência de publicidade e desenvolveram a campanha publicitária para um cliente real.
Multimídia – Startup Una dos alunos Caio Ang Jaw, Emily Ayumi Wakao, Jade Hadlich de Lima e Maria Isabel Rey das Neves que criaram uma produtora multimídia e desenvolveram o projeto expográfico digital “Explorando a Fluidez”
Produção de Áudio e Vídeo – Startup Trupe dos alunas Brendha Sousa Mendes e Luana Sosnowski Marchezi que desenvolveram o curta metragem “ Nem tudo são máscaras”
Meio Ambiente – Startup Conmar das alunas Ana Clara Diniz Polido, Isabela Nepomuceno Cruz, Karen Daniela Valentim de Jesus e Letícia Castilho Pires de Carvalho criaram um revestimento à base de conchas de ostra.
O diretor do colégio, Marcelo Krokoscz, destacou a importância desse projeto para a formação dos jovens. “O Projeto Startup é um exemplo de como o Colégio FECAP vai além do ensino tradicional, preparando nossos alunos para os desafios do futuro. Ver jovens tão talentosos criando soluções que dialogam diretamente com as demandas do mercado é motivo de orgulho e reforça o nosso papel como uma escola de excelência e inovação.”
Para a coordenadora técnica Débora Machado, responsável por trazer ao projeto o formato inovador de parceria com investidores, essa conexão com o mercado é essencial. “Estamos conectando nossos alunos com empresas que acreditam no potencial de suas ideias. O formato de investimento que implementamos em 2024 representa um divisor de águas, trazendo o mundo corporativo para dentro da escola e mostrando que nossos alunos são capazes de criar soluções reais para o mercado.”
O Projeto Startup reforça o compromisso do Colégio FECAP em preparar seus alunos para um futuro de desafios e oportunidades. Por meio dessa iniciativa, o colégio se destaca como uma referência em inovação educacional, integrando o universo acadêmico e o mercado de trabalho de forma única – e reafirmando seu propósito de oferecer uma educação que transforma, mostrando que o futuro começa hoje, dentro de suas salas de aula.
Como conclui Débora Machado: “O que construímos aqui vai além de startups; estamos moldando mentes empreendedoras e capacitando nossos alunos para serem líderes no mercado e agentes de transformação na sociedade.”