O tema abordado por Taiguara em sua palestra foi “Casos de Governança & Gestão: a Experiência em uma Fundação Centenária”, destacando as boas práticas que sustentam a trajetória de sucesso da FECAP, instituição referência em educação no Brasil. Em sua fala no evento, Langrafe compartilhou insights sobre como a governança eficiente e a gestão estratégica são pilares para a sustentabilidade e inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Com ampla experiência na área, Taiguara Langrafe é Presidente do FinancIES, Conselheiro do CRA-SP e da EQUAA, além de ex-presidente da ANGRAD. Ele possui Doutorado em Administração pela FEA-USP e Mestrado e Graduação em Administração pela própria FECAP.
O PRODEESE é um programa pioneiro de formação continuada da Hoper Educação, com o objetivo de capacitar líderes e gestores para enfrentar os desafios do setor educacional, oferecendo módulos que abordam desafios e tendências do segmento.
Em 2024, o eixo “Gestão Financeira e Indicadores” foi o grande destaque, reunindo especialistas para discutir práticas financeiras que promovem o crescimento sustentável das IES.
O evento ofereceu uma combinação de palestras, estudos de caso e networking, proporcionando aos participantes ferramentas práticas e insights estratégicos para aprimorar sua liderança e fortalecer suas instituições.
Em um post no LinkedIn, Langrafe descreveu a emoção de reencontrar no evento seu ex-estagiário e atual CEO da Impacta, Pedro Paulo Alves:
“Na semana passada palestrei sobre os casos de gestão e governança da FECAP no PRODEESE da Hoper Educação. Ter na plateia o eterno amigo (e estagiário 😎) Pedro Paulo Alves, hoje o principal executivo da Impacta, foi algo de emoção inexplicável. Que momento! 💚”
Os próximos módulos do programa incluem os temas “Gestão do Ensino e da Aprendizagem” (março de 2025), “Gestão de Talentos e Liderança” (junho de 2025) e “Inovação e Tecnologia” (setembro de 2025).
A FECAP se orgulha da contribuição de seus representantes em eventos como o PRODEESE, reforçando seu papel como protagonista na formação e gestão educacional no Brasil.