fbpx
voltar ao topo

Colégio FECAP inova e atualiza seu curso de Ensino Técnico em Informática

No dinâmico cenário da tecnologia, onde a inovação é a chave para o sucesso, a constante...
Colégio | 23/04/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

No dinâmico cenário da tecnologia, onde a inovação é a chave para o sucesso, a constante evolução do conhecimento é essencial. Sob a gestão da coordenadora técnica Débora Machado, o curso técnico de Informática do Colégio FECAP tem se destacado pela sua abordagem inovadora e pela priorização da atualização contínua do currículo e conteúdo programático.

No primeiro trimestre de 2024, foi realizada uma revisão do currículo técnico em colaboração com uma equipe de professores especializados e profissionais do mercado. O objetivo foi incorporar elementos atuais e relevantes, alinhados às tendências e demandas do mercado de tecnologia em rápida mutação.

Entre as mudanças significativas implementadas, que entraram em vigor em fevereiro de 2024, destacam-se a introdução do desenvolvimento de projetos com Arduino e motores, com a implementação de módulos Shields para a criação de soluções robóticas inovadoras. Segundo o professor técnico Vinicius Heltai, essa iniciativa permite aos alunos programar atuadores eletromecânicos, sensores óticos e baseados em microcontroladores, além de displays de LED e LCD.

Foram incluídas no conteúdo programático do curso as novas tecnologias de conexão em observância ao avanço da tecnologia 5G. Essa atualização contempla o acesso prático a equipamentos de altíssimo padrão como servidores, roteadores, repetidores e cabeamento estruturado, além de desenvolver mapeamentos funcionais para arquitetura e gerenciamento de redes, bem como a criação de políticas de acesso e elementos de autenticação. “Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de conhecer as mais diversas formas de conexão com a Internet”, diz Luis Fernando, professor técnico do Colégio.

Uma das novidades também é a inclusão de projetos robóticos, no qual os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas cotidianos por meio de sistemas robóticos. O professor Luis Fernando destaca que, essa abordagem prática, fortalece as habilidades técnicas dos alunos e os prepara para os desafios do mundo real.

Além dos sistemas operacionais Windows e Linux, outra atualização importante foi a inclusão dos sistemas operacionais de código aberto, como Copyleft, GPL, MPL, EPL, MIT, Apache e BSD, ampliando a compreensão das diferentes plataformas. O novo currículo também conta com uma imersão nos principais sistemas operacionais do mercado, como Android, iOS, Chromebook e FreeBSD que, segundo o professor Vinicius Heltai, possibilita uma formação abrangente e adaptável diante das constantes mudanças e demandas do setor tecnológico.

Outra atualização foi a inclusão das linguagens de programação Python e C# desde o primeiro ano do ensino médio técnico, proporcionando aos alunos, a partir dos 14 anos, uma sólida base técnica nessas áreas essenciais. “Os alunos empregam seus conhecimentos em C# para desenvolver soluções inovadoras em Tecnologia da Informação”, explica o Professor técnico Adriano Valente.  “Essa atualização reflete o compromisso do Colégio Fecap em preparar seus alunos com as habilidades mais requisitadas pelo mercado”, de acordo com a coordenadora técnica.

Incluímos também o desenvolvimento web com o uso do Flask, um framework web em Python tendo integração com banco de dados (SQLite ou PostgreSQL). Esse framework, segundo o professor Robson Cardoso, permite que os alunos criem aplicações web dinâmicas e eficientes.

Além disso, na disciplina de Lógica de Programação, houve uma reformulação com a adoção do desenvolvimento em JavaScript, descrito pelo professor Aguinaldo Alberto como uma linguagem versátil que permite uma ampla gama de aplicações práticas. Outro marco importante foi a introdução do banco de dados MySQL como parte integrante do processo de aprendizado. Herbert Alquimim, professor técnico, relata que explorar as capacidades avançadas do MySQL poderão ser exploradas, como a execução de consultas complexas, otimização de desempenho, implementação de transações seguras e garantia de alta disponibilidade e confiabilidade dos dados. Eles também aprendem a integrar o MySQL com suas aplicações web utilizando linguagens de programação como Python, PHP, Java, entre outras.

Essa inclusão no conteúdo curricular do curso de Informática prepara os estudantes para os desafios do mundo real, ao desenvolverem soluções tecnológicas robustas e escaláveis. Como parte dessa iniciativa de atualização, foi decidido descontinuar o ensino de Visual Basic, considerado por profissionais de mercado como pouco aderentes à realidade das demandas atuais na área.

Essas mudanças substanciais no currículo técnico, de acordo com o Diretor Marcelo Krokoscz, demonstram a relevância e diferenciação do ensino oferecido e a constante preocupação em capacitar nossos jovens com as habilidades necessárias para se destacarem em um setor tão dinâmico quanto o da tecnologia.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados