fbpx

“Pós-graduação foi diferencial para entender o mercado de trabalho”, diz ex-aluno da FECAP 

Omar Leal, formou-se na pós-graduação em Perícia da Fundação Escola de Comércio Álvares...
Alumni | 11/03/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Omar Leal, formou-se na pós-graduação em Perícia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), buscando mais conhecimento que agregasse à sua longa carreira. Conseguiu: depois de formado no curso, foi ainda aprovado em um importante exame. A seguir, ele conta um pouco mais de sua trajetória profissional e sobre a experiência de estudar na FECAP. 

“Concluí o curso de Ciências Jurídicas e Sociais no fim dos anos 1990. Naquela época, o arcabouço jurídico brasileiro teve alinhamento à Constituição de 1988. Com o passar do tempo, ocorreram mudanças na legislação processual civil, na produção de provas por meio de trabalho pericial qualificado, dentre outras. 

Então, nos anos 2000, busquei aperfeiçoamento em Direito Ambiental com ênfase em Contabilidade de Perdas frente a desastres ambientais, como incêndios e vazamentos de produtos perigosos. Com essa especialização, passei a exercer a Perícia de incêndios, em processos jurídicos que tramitaram pelo Poder Judiciário. 

Todavia, percebi que o meu conhecimento em contabilidade de perdas e danos ambientais precisava ser ampliado, e por isso decidi cursar uma graduação em Contabilidade em 2018. E foi durante o curso que me deparei com a disciplina de Perícia Contábil, porém mais voltada para a área acadêmica, e sem a prática do trabalho. 

Foi então que, por indicação do CRC-SP, cheguei à FECAP para cursar a pós-graduação em Perícia em 2022. 

Os professores são especialistas em perícia contábil, tributário, trabalhista, financeira, avaliação de bens e sociedade, prestação de contas e recuperação judicial. Eles ensinaram os conteúdos programáticos com correlação à realidade da profissão, e isso ajuda a entender o mercado de trabalho. Além disso, as disciplinas eletivas foram úteis e práticas. 

Os alunos, em sua maioria, eram contadores, advogados e administradores, e este diferencial trouxe uma abordagem multidisciplinar dos conteúdos apresentados pelos professores. O coordenador Emerson Nogueira foi participativo durante as aulas ao manter diálogos com os professores e alunos periodicamente. Havia espaço para incluir as sugestões de melhorias do curso. 

Após a formação no curso, participei do Exame de Qualificação Técnica (EQT CFC) para Perito Contábil. Devido ao longo conteúdo publicado no edital, adotei metodologia própria ao delimitar os estudos a partir das questões dos EQT anteriores pela banca organizadora, normas contábeis em resumos feitos à mão para treinar caligrafia, visando as questões discursivas; e fiz a correção com ajuda de uma inteligência artificial. 

Fui aprovado no 8º EQT em novembro de 2022, tendo meu nome inscrito no CNPC (Cadastro Nacional de Perito Contábeis) do CFC. Este exame é importante, porque o CNPC expressa a fé pública da capacitação do perito para a produção de provas. 

Hoje, tenho assessorado advogados em cálculos financeiros, revisão de contratos de prestação de contas, análises contábeis, avaliação de bens e sociedades. Participo ainda do grupo de estudos denominado Peritos S.A. Discutimos jurisprudência, metodologia de trabalho, objeto de perícia, laudos e pareceres técnicos. 

Recomendo a todos que mantenham seus estudos em dia por meio de cursos de especialização, uma vez que a legislação e a jurisprudência são dinâmicos e servem de fundamento para o trabalho pericial. O estudo atualizado pode criar oportunidades na carreira profissional”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados