fbpx

“FECAP foi a primeira instituição que apostou no meu sucesso”, diz ex-aluna 

A ex-aluna do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado...
Alumni | 11/03/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ex-aluna do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Heloísa Helena, buscou estudar em uma instituição de ensino com reconhecimento do mercado de trabalho e que oferecesse recursos para seu desenvolvimento profissional. Encontrou tudo isso e mais na FECAP. A seguir, ela conta um pouco mais de como é ser Alvarista. 

“Eu sou da Baixada Santista, e quando chegou a hora do vestibular, tive em mente que gostaria de estudar em São Paulo, pois no mercado de comunicação, estar na cidade onde as maiores agências e empresas se concentram, dá ao candidato uma vantagem geográfica no mercado de trabalho. 

Eu também não abria mão de ter no meu currículo uma instituição com a reputação consolidada no mercado, pois também sei o quanto isso é importante para a formação de bons profissionais. Por fim, fazer parte dos programas ProUni e FIES também eram indicadores decisivos para a minha escolha, visto que eu não teria condições financeiras de bancar uma instituição que atendesse a todas as minhas expectativas expostas anteriormente. 

Além da reputação da instituição ser reconhecida e valorizada pelos recrutadores que encontrei, a grade curricular do curso de Relações Públicas da FECAP auxiliou muito no meu desenvolvimento como profissional. A maioria das matérias se conectava com a minha vivência corporativa e davam subsídio para as minhas entregas.  

O projeto FECAP Cases foi um marco na minha carreira estudantil e profissional. Ele é um projeto realizado na disciplina de Eventos no 6º semestre dos cursos de RP e PP em que os alunos organizam um evento de comunicação de verdade, com patrocinadores/apoiadores, palestrantes e público qualificado.  

O FECAP Cases me ensinou muito sobre inteligência emocional e delegação de tarefas, durante o desenvolvimento do projeto eu tive que lidar com diversos desafios que me fizeram questionar minhas habilidades com eventos. Contudo, em um período próximo ao evento entregue na faculdade, eu tive que participar ativamente da organização de um evento no estágio em que eu estava. Neste desafio eu consegui aplicar diversos aprendizados coletados no FECAP Cases e ressignificar os deslizes do passado para que não acontecessem novamente. O FECAP Cases me fez uma profissional mais forte e preparada a lidar com as adversidades inesperadas da área e a entrega desse evento em meu estágio contribui bastante para a minha posterior efetivação. 

Atualmente, sou Analista Júnior de Comunicação Externa na Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina. No meu dia a dia, eu contribuo para que as estratégias de comunicação externa globais da BASF sejam tropicalizadas para a América Latina e reforcem a imagem e reputação da empresa na região.  

Entre as minhas principais atividades estão o apoio à agência de Relações Públicas para o desenvolvimento de ações de relacionamento com a imprensa e influenciadores; participação no projeto de gerenciamento de crises reputacionais e administração estratégica do perfil do LinkedIn dos líderes estratégicos da empresa. 

A minha experiência na FECAP começou de forma online por conta da pandemia, entretanto, considero-me sortuda por ter escolhido uma instituição que conseguiu manter o padrão de estudo agregando as tecnologias necessárias para o estudo remoto.  

No modo presencial, a integração com os alunos e professores permitiu que minha vida acadêmica fosse mais completa! Por ser um curso de comunicação, a dinâmica das aulas instigava a participação de todos os alunos. Durante o curso eu tive a oportunidade de ter aulas com profissionais de altíssimo nível do mercado de comunicação, sempre me senti amparada pelo conteúdo de qualidade ofertado em sala de aula e incentivada a buscar cada vez mais conhecimento. Após a conclusão do curso, sinto que tive o privilégio de estudar em uma instituição de altíssimo nível e que me apoiou muito para que eu estivesse na posição profissional que estou hoje.  

Gostaria de registrar que a FECAP, através da sua participação nos programas de incentivo educacional do governo, foi a primeira instituição que apostou no meu sucesso. Valorizo muito o esforço da FECAP, como uma instituição sem fins lucrativos, para que pessoas de fora da bolha paulistana, mas com muita vontade de aprender e fazer diferença no mercado corporativo, tenham oportunidades de acesso à educação de qualidade. Obrigada, Verdinha!”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados