Whatsapp
ASA
Tour Virtual
A Apple lançou esta semana seus novos modelos de iPhone 15, com preços de R$ 7,2 mil a mais de R$ 10 mil. Uma das novidades é uma ferramenta expandida chamada de “Ilha Dinâmica” que abriga alertas, notificações e outros controles, no lugar do entalhe, o notch, a parte frontal do aparelho. Os aparelhos também chegam ao mercado com a nova entrada para carregador USB-C.
Desde 2007, quando a empresa era presidida por Steve Jobs, os anúncios de novos produtos da fabricante são sempre cercados por mistério e expectativa, tanto da imprensa, quanto de consumidores e profissionais da área de tecnologia.
Segundo Artur Motta, professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), isso acontece por conta de a Apple ser líder de mercado e sempre trazer inovação e tendencias.
“A empresa tem uma capacidade surpreendente de disfunção e que impacta o mercado, além de ser uma marca referência em tecnologia. Além disso, a Apple preza pela inovação e dá saltos a cada ano. Quem é fã da empresa gosta de todo o ecossistema de produtos, o que faz com que cada lançamento, seja um novo iPad ou Apple Watch, impacte o mercado e sua base fiel de compradores”, opina o docente.
Até para quem não é fã e consumidor fiel das novidades, o lançamento de novos produtos da gigante da Califórnia podem ser benéficas: o preço dos aparelhos anteriores tendem a cair.
Em uma das principais revendedoras de produtos da Apple no Brasil, o valor do iPhone 14, na versão tradicional 128 GB, baixou de R$ 7,6 mil para R$ 5,1 mil. Em um modelo mais avançado, como o iPhone 14 Pro Max de 128 GB, o valor caiu de R$ 10,5 mil para R$ R$7,96 mil – uma variação de cerca de R$ 2 mil.
“Há até estudos que mostram quando é a melhor época para comprar ou não os celulares. Essa estratégia é uma boa forma da Apple comercializar as versões anteriores dos produtos, mas o consumidor deve avaliar se ele precisa do produto, ou se uma câmera e memoria mais potente realmente são uma necessidade para seu uso”, acrescenta o especialista.
Motta finalizando observando que mesmo concorrentes da empresa e quem não é usuário da Apple acaba acompanhando as novidades, porque as identifica como tendencias que serão testadas e avaliadas pelo mercado.
O especialista: Artur Motta é Administrador de empresas formado pela PUC-Rio. Pós-graduado em Marketing, Mestre em Administração de Empresas e doutorando pela FGV/EAESP. Possui mais de 20 anos de atuação nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Comercial em diversas organizações como Unilever, Carrefour, Distribuidora de medicamentos SantaCruz e GS&MD-Gouvea de Souza. Empreendedor no setor de TI e Food Service. É professor de Empreendedorismo, Marketing e Inovação na FECAP – Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado.
09/10/2024
06/10/2024
24/09/2024
13/09/2024
Fique tranquilo, não enviamos SPAM
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados