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Artigo de ex-alunas e professores da FECAP sobre consumo de roupas por pessoas trans é publicado em periódico internacional

O artigo “Consuming intimate apparel: A Brazilian transgender discourse” de autoria ex-alunas...
Graduação | 04/08/2023
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O artigo “Consuming intimate apparel: A Brazilian transgender discourse” de autoria ex-alunas Giovanna Rossini, Beatriz Collalto, Larissa Lopes e Giovanna Batista e dos professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Rodolfo Rocha e Roberto Falcão, foi publicado no Journal of Consumer Affairs.

O trabalho originou-se no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das Alvaristas, e é uma pesquisa qualitativa que discute identidade de gênero, estigma e vulnerabilidade a partir de 18 entrevistas realizadas com pessoas trans. O artigo também conta com colaboração de Andres Rodriguez Veloso, orientador do Doutorado do professor Rodolfo Rocha na FEA/USP.

O artigo pode ser acessado em: http://doi.org/10.1111/joca.12550

O objetivo do trabalho foi entender aspectos negligenciados em relação ao consumo de roupas íntimas por consumidores trans, discutindo o papel do estigma como gerador de vulnerabilidade para esses consumidores.

O caminho até a publicação do texto foi longo: o processo desde a submissão até a publicação online (early view) durou exatos dois anos. O artigo foi submetido para o Journal of Consumer Affairs em junho de 2021, passou por duas major revisions e uma minor revision.

“Nossos achados revelam que o consumo de roupas íntimas por consumidores trans envolve uma dualidade de aspectos positivos e negativos, que impactam o bem-estar desses consumidores. Eles veem a roupa íntima como uma forma legítima de expressarem suas identidades de gênero, mas também reconhecem a importância dos aspectos funcionais desse tipo de peça. Além disso, a roupa íntima se mostrou aliada na transição de gênero, podendo ser exibida publicamente ou usada de forma privada”, explica o orientador Rocha, orientado do TCC que deu origem ao artigo.

O docente lembra que o TCC das ex-alunas obteve nota máxima (10) e os membros da banca (Profs. Artur Motta e Daniel Amaral) destacaram, à época, que aquele havia sido um dos melhores TCC que viram na FECAP até então. 

“Tivemos a colaboração do Prof. Augusto Galery e o apoio do Prof. Roberto Falcão (que depois se envolveu diretamente no trabalho, entrando como co-autor). O tema que escolhemos chegou a receber comentários negativos sobre a relevância para a área de Administração. Mas, as alunas confiaram na minha orientação, seguiram com um bom trabalho e o resultado foi até melhor do que esperávamos”, finaliza o professor Rocha.

Os professores autores:

Rodolfo Rodrigues Rocha éDoutor e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP. Graduado em Administração com Linha de Formação Específica em Marketing pelo Centro Universitário FECAP. Professor na Graduação da FECAP e em diversas Pós-Graduações da ESPM e da FIA. Sócio-Administrador e Consultor na 4AK Consultoria e Treinamento Empresarial. Membro de associações internacionais das áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor: American Marketing Association (AMA) e American Council on Consumer Interests (ACCI). 

Roberto Flores Falcão éDoutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, com ênfase em Marketing. Especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor pela Escola Paulista de Direito (EPD) e pós-graduado em Marketing e Design. É pesquisador e professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do UNIALFA-GO, responsável pela disciplina de Comportamento do Consumidor. Professor de graduação na FECAP e no IBMEC, e professor convidado do MBA de Marketing da FIA e da ESPM. Coordenador do MBA em Gestão de Negócios e da Pós-Graduação em Marketing Digital da FECAP. 

Andres Rodriguez Veloso é Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor e Bem-Estar, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing. 

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