fbpx

Educação: segunda graduação pode melhorar formação ou virar nova opção de carreira

Cada vez mais brasileiros têm buscado um segundo curso superior, seja para complementar sua...
Graduação | 31/05/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Cada vez mais brasileiros têm buscado um segundo curso superior, seja para complementar sua formação original, seja para buscar novas opções de carreira. Segundo dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por exemplo, houve aumento de 60% no número de pessoas matriculadas em cursos de graduação que já possuíam diploma de ensino superior, no estado do Rio de Janeiro. 

Essa tendência tem sido bem-vista por contratantes e especialistas do setor de Recursos Humanos, pois a sociedade tem compreendido que a escolha de uma graduação nem sempre é definitiva, e que agregar novos conhecimentos proporcionam evolução e abertura de novos horizontes. 

Segundo o vice-reitor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Taiguara Langrafe, quem desenvolve mais competências tem mais chances. A segunda graduação é uma forma de somar, de forma consistente, as competências de mais uma profissão ao currículo do profissional. 

“O momento de realizar uma segunda graduação depende do planejamento e momento de carreira. Caso um recém-formado em Administração ou Direito, por exemplo, identifique oportunidades de atuação profissional em áreas técnicas da Contabilidade, faz total sentido investir na segunda graduação em Contabilidade. Mas há alternativas que sigam com o desenvolvimento de competências, como as micro certificações, cursos livres, especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados.”, afirma o docente. 

Mas quem é esse aluno que busca uma nova formação? Segundo Langrafe, o estudante que inicia uma segunda graduação é aquele que observou uma oportunidade de mercado e quer agarrá-la com complementação de formação; ou mesmo de quem não se adaptou à primeira formação escolhida, e deseja mudar de rota. 

“Em um mundo profissional que demanda o lifelong learning, como é chamada a tendência de continuar buscando conhecimento e aprendizado por toda a vida, é normal que isso ocorra. Nosso ciclo de vida enquanto profissionais fica estendido. Estudar e aprender é sempre positivo. Sempre.”, acrescenta. 

Outro ponto positivo para quem busca complementar sua formação é a possibilidade de aproveitar algumas disciplinas cursadas, reduzindo o tempo de duração do novo curso. 

SEGUNDA GRADUAÇÃO NA FECAP 

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) oferece um curso exclusivo para formação de profissionais de Contabilidade. 

Com a demanda crescente no mercado de trabalho, a FECAP uniu sua tradição no ensino da contabilidade à necessidade de profissionais das áreas de negócio pelo conhecimento e certificação em Ciências Contábeis, com a criação do curso de Ciências Contábeis para Graduados. 

Trata-se de um bacharelado tradicional em Ciências Contábeis, com direito ao diploma de bacharel e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC (mediante aprovação em Exame de Suficiência, no qual os alunos da FECAP têm aprovação próxima de 100%). 

O curso tem a seguinte duração, a depender da formação do profissional: 

  • Duração de 2 anos para Graduados em Administração, Economia ou Ciências Atuariais, com base nas eliminações de disciplinas; 
  • Duração de 2,5 anos para Graduados em Direito, com base nas eliminações de disciplinas. (Não ofertado em 2023.1 para modalidade semipresencial. Aguarde) 

Saiba mais sobre o curso clicando aqui

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados