fbpx
voltar ao topo
Professores da FECAP colaboram em livro sobre governança climática 
Professores da FECAP colaboram em livro sobre governança climática 

Professores da FECAP colaboram em livro sobre governança climática 

Dois professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Garcia e Davi Navarro Ciasca, figuram como colaboradores do...
Centro de Pesquisa ESG | 18/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Dois professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Garcia e Davi Navarro Ciasca, figuram como colaboradores do livro “Governança Climática no Brasil: Contexto e Desafios dos Conselhos de Administração”, com o artigo “Relato Integrado: o conceito de múltiplos capitais para prestação de contas e geração de valor corporativo”, que também contou com a colaboração de Cláudio Andrade e Vânia Borgerth. 

A obra foi lançada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa; e pelo Climate Governance Initiative (CGI), uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial que tem por objetivo mobilizar os conselhos de administração a abordar o desafio da mudança climática em suas organizações. 

O livro reúne artigos de especialistas na área e foi organizado por Maria Eugênia Buosi e Sérgio Nunes Muritiba – este último é também professor o coordenador da pós-graduação em Gestão de Negócios para Proprietários de Empresas da FECAP. 

O artigo dos professores da FECAP apresenta como o framework do Relato Integrado incorpora os requisitos apontados no princípio de transparência do Código das melhores práticas de governança corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Relato Integrado estabelece que as organizações devem divulgar riscos e oportunidades específicos que afetam sua capacidade de gerar valor em curto, médio e longo prazo, e como esses riscos são administrados, incluindo os riscos climáticos. 

Para conferir o livro na íntegra e o artigo, acesse o site do IBGC. É preciso fazer um cadastro para baixar o material. 

OS ESPECIALISTAS 

Alexandre Garcia: Coordenador do GT-Acadêmico da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, tendo atuado em empresas nacionais e internacionais de grande porte (PwC, General Motors, Klabin). Pró-Reitor, professor e pesquisador do mestrado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Doutor em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Cláudio Andrade: Bacharel em comunicação social, mestre e especialista em comunicação corporativa. Consultor de sustentabilidade com foco em relatórios de gestão nos modelos GRI e Relato Integrado (IR). Professor convidado de pós-graduação da Universidade São Francisco, da Fundação Salvador Arena e do Instituto Ethos para os temas: governança e sustentabilidade, relato integrado e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Membro do comitê gestor e do GT-Comunicação na CBARI; membro dos grupos: Pacto Global do CREA/SP, NECMA/USP, Academy GRI, BISA/Benchmarking Brasil, Amcham-Prêmio Eco; signatário do Pacto Global/Rede Brasil; e founder CEO da Ratio Inteligência em Sustentabilidade. 

Davi Navarro Ciasca: Contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP). Mestre em ciências contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e doutorando no programa de contabilidade e controladoria na Fearp/USP. Professor e orientador nos cursos de graduação e pós-graduação em ciências contábeis. Membro do comitê gestor e do GT-Acadêmico na CBARI, participante do grupo de estudo para regulamentação do relato integrado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Vânia Borgerth: Doutoranda em contabilidade pela Fucape Business School. Representante do IBGC no conselho consultivo do International Sustainability Standards Board (ISSB) e coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI). Membro da diretoria do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), conselheira certificada pelo IBGC e membro do comitê de auditoria do Banco Santander Brasil. No Bndes, ocupou vários cargos executivos: superintendente de controladoria (2016-2018), assessora do presidente (2011-2016), contadora chefe (2004-2011) e gerente de políticas financeiras e relações com investidores (1999 2004). Chefe da delegação brasileira de contabilidade junto às Nações Unidas (2013-2020), representante do Brasil no Advisory Council do IFRS (2015-2020) e do conselho consultivo do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) e IESBA (2010-2020). Membro do conselho de vogais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC (2015-2020). Mestre em administração pelas faculdades Ibmec. Professora dos programas de pós-graduação de Ibmec, Fucape Business School e Fundação Getulio Vargas. Possui MBA em finanças pelo Ibmec-RJ e em IFRS pela Fipecafi. É autora do livro SOX: entendendo a Lei Sarbanes- Oxley, publicado em 2006 pela editora Thomson Learning. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados