fbpx

FECAP apoia terceira edição do evento virtual “Afro Presença”

Professor da FECAP integra desde 2020 coordenação acadêmica de evento dedicado a promoção de...
Institucional | 11/08/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Professor da FECAP integra desde 2020 coordenação acadêmica de evento dedicado a promoção de oportunidades de emprego para jovens negras e negros universitários  

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) pelo terceiro ano consecutivo apoiará o AFRO PRESENÇA, evento virtual e gratuito, que ocorre nos próximos dias 15 e 16 de setembro de 2022. O objetivo do encontro virtual é unir poder público, setor privado e organizações nacionais e internacionais para promover mais oportunidades de emprego para jovens negras e negros universitários. Saiba mais sobre a iniciativa e se inscreva gratuitamente no site.  

O objetivo do evento é plantar sementes e semear novos futuros para os jovens, fortalecendo nossas raízes com conhecimento e experiências compartilhadas por grandes profissionais, de forma gratuita e online, democratizando o acesso e a participação de jovens negros, profissionais e estudantes de todo o país. O evento contará com painéis de debates, oficinas com dicas de consultorias de recrutamento e seleção, e muitos outros conteúdos incríveis. “Mas o conteúdo ofertado no evento é pautado na luta antirracista, então é a oportunidade para que todas e todos possam entender os desafios que o racismo estrutural impõe a nossa sociedade e como diferentes organizações e sobretudo as pessoas podem contribuir para uma transformação concreta” afirma o professor Marcus Bomfim, do curso de Relações Públicas da FECAP.  

Desde 2020, o professor Bomfim integra a Coordenação Acadêmica do Movimento Afro Presença, que é parte da organização do evento, que completa: “a FECAP tem trabalhado para que a pauta da diversidade e inclusão seja transversal em suas carreiras, e junto com outras organizações, fazer esse processo com responsabilidade e consciência, levando em consideração a necessidade de adquirirmos mais conhecimento para consolidar ações como uma escola de negócios preocupada em formar cidadãos e profissionais que saibam respeitar as complexas questões que envolvem a diversidade e o enfrentamento das desigualdades em nossa sociedade”.  

AFRO PRESENÇA  

O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. O Afro Presença tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. Em 2020, o Pacto Global da ONU foi envolvido no Afro Presença para trabalhar a redução das desigualdades no setor privado, através do ODS 10.  

Uma das estratégias do projeto é o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, que tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à população negra, buscando ampliar a sua inserção e ascensão ao mercado de trabalho. As instituições que aderem ao Pacto passam a fazer parte da rede de inclusão constituída por entidades dos movimentos negros, empresas, associações de classe, universidades, organizações nacionais e internacionais. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados