fbpx

Alvarista apresenta artigo em congresso científico

O Alvarista Fabricio Fornereto Mariano, ex-aluno da pós-graduação Contabilidade Empresarial com...
Pós-Graduação | 11/07/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Alvarista Fabricio Fornereto Mariano, ex-aluno da pós-graduação Contabilidade Empresarial com IFRS e USGAAP e atual aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) teve o artigo “Evidências de Contabilidade Rural Histórica Brasileira: reconstituição, levantamento e correção monetária de ativos de fazendas cafeeiras paulistas nos idos de 1879” apresentado no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). 

“Tive a sorte de ter o professor José Orcélio como meu orientador da monografia de minha pós-graduação. Com a finalização da monografia, no primeiro semestre de 2020, ele já incentivou de que meu trabalho possivelmente seria indicado para publicações futuras. Desafiado pela pandemia, aulas remotas, no entanto, motivado com tal possibilidade, estudei, mergulhei no tema e sempre estive focado para que meu trabalho fosse publicado”. 

O Alvarista diz que a FECAP colaborou fortemente em seu processo de imersão no mundo científico. “Até a publicação, eu não tinha visibilidade do meu protagonismo no âmbito científico, e por meio da pesquisa, a FECAP tornou isso factível de forma gradual e prazerosa. Estou fascinado em poder fazer ciência e contribuir, de alguma forma, com a sociedade. A ciência humaniza, pelo fato de que a ciência transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Mudar o mundo é difícil, mas qualquer tentativa é válida”. 

O ARTIGO 

A Contabilidade, como ciência social, inserida e submetida às influências culturais, históricas, jurídicas, geográficas, políticas e sociais, indubitavelmente, não se torna uma ciência neutra. Considerando isso e devido a quantidades notórias de questionamentos contábeis sob a determinação do custo de produtos atuais ou passados, o trabalho, por meio da conversão monetária de duas fazendas cafeeiras paulistas de 1879, manifestam-se respostas e soluções, além de definir uma linha conceitual histórica que interliga a valorização de produtos de fazendas do século XIX aos preços firmados na atualidade. O trabalho busca compreender o passado por meio da Contabilidade para questionamentos sobre determinação de custos atuais, além de compreender o motivo da prática contabilística auxiliar regimes repressores, como a escravidão, e que caminhou para que a Contabilidade esteja totalmente humanizada. 

O trabalho contou com orientação dos professores da FECAP Antônio Nunes Pereira, José Orcélio do Nascimento e Marcos Takao Ozaki, e do ex-professor da FECAP Marcus Vinicius Moreira Zittei.   

Confira o trabalho: clique aqui.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados