fbpx

Projeto do Colégio FECAP desperta importância da investigação científica

Os alunos do 2º ano do Colégio FECAP participaram de um projeto na área de Ciências...
Colégio | 26/11/2021
Compartilhe :

Os alunos do 2º ano do Colégio FECAP participaram de um projeto na área de Ciências da Natureza que, além de estimular a curiosidade para a pesquisa, também ressaltou a importância da investigação científica para o desenvolvimento da sociedade. 

Proposto e coordenado pelas professoras Luana Santos de Souza e Maryana Eiras, de Biologia, Márcia Cotrim, de Química, e Sheila Milberg, de Física, o projeto interdisciplinar Consciência com Ciência abordou três questões ambientais: a poluição por meio da água descartada pelo ralo, o fenômeno climático das ilhas de calor e a Década do Oceano (2021 a 2030) instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Ao longo do ano, cada uma das questões foi discutida e desenvolvida durantes as aulas de Ciências da Natureza, considerando seus aspectos químicos, físicos e biológicos. No final do último trimestre, os alunos representaram em detalhes o resultado das pesquisas por meio de tirinhas autorais.  

Para as coordenadoras do projeto, além de proporcionar uma abordagem inovadora para alunos e professoras, o projeto interdisciplinar também trouxe um outro olhar à investigação e divulgação científica. “Isso é muito importante para despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes em plena pandemia da Covid-19”, avalia a professora Maryana. 

“Por meio do projeto, pudemos realizar a integração dos saberes para a construção de uma consciência ambiental e cidadania plena”, ressalta a professora Márcia. Para a professora Sheila, o trabalho proporcionou “a conscientização sobre a necessidade de proteção do Meio Ambiente por meio de uma aprendizagem mais significativa”. Já a professora Luana afirma que o projeto trouxe “uma maior compreensão de conceitos científicos e capacidade de aplicá-los”. 

Confira as tirinhas vencedoras por sala 

2A – Juliana Marcellos, Luiza Rodrigues, Giovanna Paixão, Sophia Coates, Julia Blaz e Mariana Gonçalves  

2B – Beatriz Bazzi, Caio Amaral, Gabriela Farhat, Maria Julia Salomão e Natália Caichiolo 

2C – Beatriz Arcanjo e Valkiria Jesus 

2D – Enrico Martinelli, Rodrigo Torre, Fernando Kenzo e Marcello Lassalla 

2E – João Vitor de Rosis Oliveira, Matheus Gessa, Felipe Amorim, Pedro Artur e Guilherme Saade 

2F – Gabriella Maruta e Marina Ninni 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?