fbpx

Alunos do Ensino Médio Técnico do Colégio FECAP são desafiados a criar oportunidades na área financeira

Os alunos do Ensino Médio Técnico do Colégio FECAP foram desafiados a identificar oportunidades...
Colégio | 05/07/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos do Ensino Médio Técnico do Colégio FECAP foram desafiados a identificar oportunidades financeiras relacionando a transformação digital e a crise econômica no país. A atividade aconteceu durante a “Semana Desafios”. 

Segundo a professora responsável pelo trabalho, Débora Mendonça Monteiro Machado, o desafio foi desenvolvido a partir das demandas existentes no mercado de trabalho, que relaciona tecnologias e inovação com questões financeiras. 

Os resultados se mostraram excelentes: os alunos desenvolveram, por exemplo, propostas de um de aplicativo de consultoria financeira e uma fintech com conteúdo destinado a investimentos, a ‘Fintech: Alvarista Investidor’. 

“Os alunos foram desafiados a observar o que acontece no seu cotidiano: aspectos econômicos como a inflação, medido pelo IPCA, e variação da taxa Selic. O desafio consistia em analisar três cenários relacionados as questões econômicas: entrar em pânico, tomar ações de precaução em relação ao dinheiro e a sua vida financeira, ou identificar oportunidades. Nestas três perspectivas, os alunos foram motivados a desenvolver aspectos críticos e senso de urgência financeiro com a identificação de ações para se proteger financeiramente em momentos de crise econômica, identificar oportunidades financeiras, como também realizar ações para sua estabilidade financeira”, explica Débora. 

A educadora diz ainda que os alunos desenvolveram resultados surpreendentes. 

“Posso destacar a observação de nichos de atuação na área financeira (como consultor financeiro, investidor e setores de tecnologia relacionado a fintechs), como também a possibilidade de empreender na área financeira relacionando a tecnologia como base do negócio (edutechs na área de finanças, media social financeiro e negócios que durante a crise obtiveram um crescimento exponencial como área de tecnologia, pet, fitness agronegócio e alimentação), além de observarem possibilidades de geração de renda passiva como Kwai, TikTok, Dropshipping, investimentos financeiros e parcerias digitais. Os alunos demonstraram no desafio conhecimento sobre a importância de objetivos e metas financeiras e reconheceram diversos impactos que tais ações podem ter na estabilidade financeira individual/familiar e futuramente na sua liberdade financeira”, acrescenta. 

A coordenadora do Ensino Técnico, Evelyn Cid, lembra que a disciplina de Educação Financeira faz parte da grade do Colégio FECAP desde 2006. “Estudar no ensino técnico do Colégio FECAP é prazeroso, pois ensinamos com a resolução de desafios de uma forma prática, porque a educação precisa ser significativa”, diz. 

A aluna Maria Clara Auriani diz que participar do desafio sobre educação financeira foi uma experiência enriquecedora.

“A Semana Desafios da FECAP é sempre um período de muito trabalho, dedicação e aprendizado e ter esse ano a matéria de Educação Financeira foi algo instigante. Com a ideia de trabalharmos para encontrar uma possível solução para melhorar a educação financeira dos brasileiros, a professora Débora nos fez enxergar a realidade econômica do país, nos trazendo inspiração e instigando a criatividade.”

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados