fbpx

Mindset também afeta a vida profissional e atuação de gestores

Você já ouviu falar sobre Mindset? Esse termo se popularizou recentemente. Diversos livros...
Imprensa | 16/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Você já ouviu falar sobre Mindset? Esse termo se popularizou recentemente. Diversos livros abordam o tema, além de muitos especialistas em neurociência, palestrantes e autores da literatura de liderança darem muitas dicas sobre o assunto. 

Segundo o professor da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Antonio Terassovich, que também é especialista em Gestão e Coaching, nosso Mindset é formado desde a infância e é determinado pela família, pela cidade e pelo país em que nascemos. 

“Nossos valores e crenças formam nosso Mindset, que forma todos nossos hábitos. Hábito é uma forma do nosso cérebro economizar energia e fazer as coisas no piloto automático. A gente faz coisas sem pensar, como, por exemplo, escovar dentes, dirigir, comer, ter relacionamento com pessoas, chefes, stakeholders e muitas outras coisas”. 

TIPOS DE MINDSET 

Existem várias formas de tipificar Mindset, como o Mindset fixo e o de crescimento. 

O Mindset fixo é considerado mais conservador, e as pessoas que se enquadram nele costumam acreditar que todo ser humano já nasce com dons e habilidades, de certa forma imutáveis. 

Já o Mindset de crescimento é mais ousado, as pessoas que se enquadram nele são levadas a acreditar que as habilidades e o talento surgem por meio do esforço e dedicação. 

CONHEÇA A SI MESMO 

Para profissionais que desejam mudar um hábito que o impede de alcançar aquilo que você deseja, o especialista recomenda começar mudando o Mindset. 

“O Mindset do profissional deve ser adequado e adaptado à área de negócio e à posição a que ele planeja chegar na sua carreira. Por exemplo, perceba a diferença entre as características de uma pessoa que trabalha em Compliance e uma que trabalha na área comercial”. 

Quanto aos líderes, Terassovich acredita que os gestores e tomadores de decisão das empresas devem em primeiro lugar conhecer o seu próprio Mindset: como esse gestor toma decisões pessoais e profissionais? 

Um bom gestor deve ter propensão à adaptabilidade, pois as mudanças, principalmente hoje em dia, são inexoráveis. Ele também deve conhecer o Mindset de seus pares, colaboradores, superiores e stakeholders”. 

ESPECIALISTA 

Antônio Terassovich tem mais de 40 anos de experiência, dos quais 30 em cargos de liderança executiva em organizações e 15 em consultoria de negócios, Professor de MBA na FECAP e FIA. Executive Coach. Consultor em Estratégias e Desenvolvimento de Pessoas – Mindset. 

PÓS-GRADUAÇÃO 

 A FECAP oferece a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. O objetivo é capacitar os alunos a atuarem como líderes, integrando os objetivos pessoais e organizacionais dos colaboradores. 

Além disso, um especialista em gestão de pessoas poderá elaborar estratégias que tragam resultados organizacionais, motivando equipes e aumentando sua produtividade. 

Espera-se que o profissional de Gestão Estratégica de Pessoas invista continuamente no seu desenvolvimento. O gestor nessa área atua estrategicamente e precisa lidar continuamente com relacionamento interpessoal, motivação, ética e diversidade. 

O curso de pós-graduação permite o desenvolvimento dessas competências, capacitando assim para o mercado de trabalho. Nossos cursos prezam por uma metodologia empreendedora, com ênfase nas ferramentas e tecnologias que podem ajudar o discente em sua carreira. 

As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas para que os discentes despertem uma veia empreendedora, qualificando-os profissionalmente e agregando no desenvolvimento pessoal. 

Saiba mais sobre o curso!

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados