fbpx

Especialista dá dicas para quem busca novo emprego em 2021

Ano novo, emprego novo? Muita gente fez promessa e planos para arrumar um novo trabalho em 2021....
Imprensa | 26/01/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Ano novo, emprego novo? Muita gente fez promessa e planos para arrumar um novo trabalho em 2021. Dados divulgados pelo governo mostram uma recuperação nas contratações pelas empresas, ainda que tímida, o que acende a esperança de quem precisa de uma ocupação.

O professor de Gestão de Pessoas da FECAP e especialista em Gestão de Carreira Marcelo Treff, contudo, acredita que, a despeito da vacina contra a Covid-19, a recuperação da Economia se dará a “passos lentos”.

“A retomada econômica depende do índice de confiança da população em geral, mas, sobretudo, dos empresários, os quais estão sem perspectiva de melhora. E, por conta desta falta de confiança, o emprego continua incerto. O país tem em torno de 14 milhões de desempregados e praticamente o dobro desse contingente de ‘desalentados’. O resultado tem sido um aumento no número de contratações temporárias em detrimento de contratações por prazo indeterminado”, explica.

CONCORRÊNCIA E BAIXO SALÁRIO

Neste cenário, a concorrência por vagas já é realidade. Muitas pessoas estão se sujeitando a atividades e salários menores do que suas capacidades ou competências. Com muita “oferta” de mão de obra, algumas empresas podem se aproveitar da vulnerabilidade e necessidade dos candidatos para oferecer salários e benefícios menores.

“Algumas empresas sempre se utilizaram desse artifício. No entanto, pode se tornar uma armadilha para as próprias organizações, pois os profissionais que se sujeitam em momentos de crise ou recessão tendem a permanecer procurando algo melhor, mesmo empregados. Ademais, pode gerar custos de contratação e integração de novos profissionais”, alerta Treff.

ATUALIZE-SE

Há muitas pessoas que estão há bastante tempo sem emprego, muitas até desde o começo da pandemia. Para esses candidatos, o especialista recomenda que permaneçam confiantes.

“Sobretudo, aproveitem as oportunidades de atualização e requalificação online que, com a pandemia, passaram a ser oferecidas gratuitamente ou a custo baixo. Atualizações por meio de cursos, especialmente online, sempre são importantes, mas, se tornam muito mais úteis quando podem ser divulgadas por meio de network ou ferramentas de divulgação, como LinkedIn ou sites de recrutamento. No entanto, é bom se frisar que a divulgação deve ter finalidade profissional. Não basta só ter um grupo de amigos nas redes sociais”.

Já para quem quer mudar de emprego, a dica é analisar com acuidade a nova oportunidade e tentar relacionar vantagens e desvantagens relacionadas à troca.

INCERTEZA

O professor acrescenta que ainda há muita incerteza com relação ao futuro do mundo do trabalho, seja no que tange a novas oportunidades, seja relacionado ao grau de exigências.

“Portanto, diante das incertezas, é muito importante que os trabalhadores se mantenham informados (em fonte confiáveis) sobre as tendências; investiguem posts ou mensagens que prometem ‘milagres’ e, sobretudo, mapeiem quais são as exigências, em termos de competências, para manter ou conquistar empregos ou projetos”, finaliza.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados