fbpx
voltar ao topo

Alumni Alvarista: ex-aluno do Colégio FECAP hoje é programador no Instituto Butantan

Gustavo Baccan Gomes é mais um dos ex-alunos do Colégio FECAP que seguem uma bela trajetória...
Alumni | 02/12/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Gustavo Baccan Gomes é mais um dos ex-alunos do Colégio FECAP que seguem uma bela trajetória depois de passar pelos bancos escolares da Instituição. Formado no curso de Ensino Médio Técnico de Programação de Jogos Digitais da FECAP, hoje atua como Web Developer e Game Designer no Instituto Butantan. 

Ele conta que entrou para o Colégio FECAP após uma indicação da mãe de um amigo que se graduou na FECAP. “Não apenas eu e meu amigo entramos para o Colégio FECAP, como vários outros colegas de nossa antiga escola matricularam-se. Foi uma ótima experiência que me desenvolveu muito para o que sou hoje. Sair de uma escola de bairro para um colégio grande me estimulou a fazer as coisas ‘sozinho’, como andar de metrô na cidade, procurar chegar sempre no horário e ter mais responsabilidade com o cronograma das aulas, já que os próprios alunos deviam estruturar. Conheci vários amigos, professores, inspetores e coordenadores, que sempre me inspiraram a seguir em frente”, diz. 

Depois de cursar o técnico em Programação de Jogos Digitais, o ex-aluno estudou um curso tecnólogo na área e concluiu um MBA em Full Stack Developer SOA & IOT, o que contribuiu para que ele chegasse hoje à posição que ocupa no Instituto Butantan. 

“Comecei como estagiário focado no desenvolvimento de games, atividades gamificadas, sites e gerenciamento da plataforma de ensino open source MOODLE para cursos de MBA. Graças às aulas que tive de design, storytelling e business no Colégio FECAP, pude rapidamente pensar em um protótipo para apresentar como proposta durante a entrevista e me expressar de forma clara e objetiva. Algo que minhas gestoras destacaram como ponto forte em minha entrevista. Mas não apenas por demonstrar um protótipo, mas também por procurar entender o objetivo da vaga, demonstrar interesse e proatividade. Hoje sou desenvolvedor efetivado, realizando diversas atividades para a Instituição como um todo, sem deixar de cumprir com os objetivos que cumpria durante o estágio”, explica. 

Ele diz que o Colégio FECAP o ajudou a crescer não apenas profissionalmente, mas pessoalmente também. “Graças a todo o conteúdo abordado, tive uma grande base para concluir os cursos seguintes. Mas não só o Ensino Médio Técnico em Programação de Jogos Digitais me ajudou a concluir cursos da área de maneira mais segura, como me ajudou a conquistar meu primeiro estágio, em minha primeira entrevista, após 4 meses da conclusão. Consegui participar de competições de desenvolvimento de games (Game Jams), até mesmo patrocinadas pela Rede Globo, dentro da Brasil Game Show e Brasil Game Cup. Nesse evento, minha equipe conquistou a 3ª e 2ª colocações no primeiro ano de competições e a 3ª colocação, novamente, em nosso último ano de competições”. 

Ele também destaca alguns jogos dos quais ele participou do desenvolvimento. “O primeiro é um game focado na conscientização e simulação da “Imunidade de Rebanho”, desenvolvido no Instituto Butantan, destacando a importância da vacinação. O outro é um jogo para a Google Play chamado Save the Kangoalas, que desenvolvi com um amigo para arrecadar fundos e doações para as queimadas da Austrália. O jogo é um infinity run em estilo voxel totalmente gratuito e sem propagandas, pelo qual não arrecadamos nada pelas doações, que são realizadas no próprio site de instituições idôneas. E, por último, este é o trailer do TCC de que participei com uma equipe incrível no Colégio FECAP. Um jogo inspirado em Twisted Metal e Vigilante 8”. 

Por fim, ele diz que recomenda e já recomendou várias vezes o Colégio FECAP para outros estudantes, que sempre lhe agradeceram pela recomendação. “É difícil exemplificar apenas uma aula de um curso que me fascinou tanto. Aulas em que tínhamos que criar nossos próprios roteiros, criar texturas e modelos 2D/3D para nossos próprios jogos, desenvolver e programar nossos próprios jogos, criar jogos de tabuleiro e até mesmo criar nosso próprio clipe musical animado. Sempre tive uma grande paixão pelo curso. Agradeço até hoje os professores que tive no Técnico e com os quais mantenho contado sempre que possível. Como o Agesandro, a Evelyn, Luiz, Zaize e Gustavo. Profissionais que sempre apoiam seus alunos, mesmo após a conclusão do curso”, completa.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados