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Digitalização é processo irreversível e que foi acelerado pela pandemia, diz especialista

A digitalização será ainda mais forte em muitas situações e áreas da cadeia produtiva na...
Imprensa | 19/11/2020
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A digitalização será ainda mais forte em muitas situações e áreas da cadeia produtiva na nova década. Um cenário irreversível, e a tendência é que ainda mais serviços sejam digitalizados e estejam disponíveis na tela do smartphone. A avaliação é do professor do curso de pós-graduação em Negócios Digitais da FECAP David de Oliveira Lemes

A digitalização das mais diversas atividades, em muitas situações e áreas da cadeia produtiva, vem acontecendo em ritmo acelerado há muitos anos e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esses processos, fazendo da tecnologia e a digitalização o ponto central na vida de muitas pessoas e empresas. 

“A pandemia acelerou tanto os processos que até processos que antes eram considerados tabus hoje já fazem parte do nosso cotidiano, como a telemedicina e as teleconsultas médicas. O smartphone, além de ser uma ferramenta de comunicação e entretenimento, hoje também é uma ferramenta de trabalho”, comenta. 

As empresas tendem a se tornar mais eficientes com a digitalização e, sobretudo, com a transformação digital. E essa eficiência pode ser sentida nos mais diversos setores. 

O setor bancário vem passando por uma grande transformação, em função da tecnologia e também da pandemia, fechando muitas agências bancárias e transformando o celular na agência bancária do cidadão. Além disso, o celular também poderá ser a carteira, seja uma carteira de documentos, seja uma carteira financeira. 

“O Pix, apesar dos problemas operacionais apresentados no início de sua operação oficial, facilitará as transações comerciais e financeiras, acelerando ainda mais este processo de digitalização”.  

As indústrias, de forma geral, também já vivem este processo: hoje é possível fazer anotações de ponto via celular, monitorar operações logísticas, rastrear entregas, fazer controle de estoque, assinar documentos e até monitorar a produtividade de máquinas. Ou seja, processos digitais, que já andavam de forma acelerada, foram amplificados com a pandemia. 

“Contudo, é preciso que a empresa se adapte e se modernize. Os canais de comunicação mudaram, a gestão de documentos também mudou, as assinaturas digitais já são uma realidade. Com a digitalização, a tendência é aumentar a satisfação do cliente, ganho de produtividade, aumento de vantagens competitivas, diminuição dos processos manuais, aumento de produtividade, mais segurança na informação, aumento na qualidade de entrega e muito mais. Com isso, a empresa que se adaptar a essa nova realidade estará apta a operar no presente, focando o crescimento no futuro”, finaliza. 

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