fbpx

Alunos do Colégio FECAP são desafiados a criarem uma startup

O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades...
Colégio | 06/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades diferenciadas para instigar a inovação e envolver os alunos do Ensino Médio Técnico da Instituição. Nas turmas de Administração e Publicidade, os estudantes trabalharam em Startups. 

O professor André Maluf conta que os professores gostam muito dos desafios do Colégio. “Adoramos a ideia desde a primeira edição, fomos provocados a pensar um que envolvesse a indústria 4.0, segmento de posicionamento industrial que surge com big data e analytics (gestão e tratamento de dados), chegando até a criação de robôs autônomos, Internet das Coisas, cibersegurança, cloud computing, impressão 3D e realidade aumentada. Foi a integração dessas tecnologias que nos levaram até a revolução informacional que está acontecendo desde aproximadamente 2010”. 

Então o que melhor do que um desafio envolvendo startups, que são empresas típicas desta indústria 4.0? Para a turma de Administração, o desafio foi criar e demonstrar a viabilidade de uma startup, pensando desde o modelo de negócio até as questões de financeiras. Já para a turma de Publicidade o desafio foi divulgar uma startup dentro desta indústria 4.0 e pra um público-alvo cada vez mais exigente, diverso e contemporâneo, que cobra personalização. 

Os alunos assistiram a uma palestra com fundadores de uma plataforma de marketplace gastronômico. Com o apoio dos professores (acompanhando e trazendo insumos) tiveram aproximadamente três dias para cumprir o objetivo proposto. 

“A grande particularidade foi perceber o engajamento no processo, com diversas mensagens ao longo do dia pelos canais de comunicação, e os projetos finais, que envolveram desde logística reversa via aplicativo até divulgação por meio de programática, algo que foi impressionante. Claro que acontecem coisas que são impossíveis de passar desapercebida, como um grupo que insistiu na aula seguinte ao desafio para apresentar novamente e fez uma defesa de tese digna de programas como Shark Tank”, relembra Maluf. 

Já o professor Edson Siqueira completou: “Crise? Mudanças? Automação? São palavras que estimularam os alunos de Administração e com a Revolução industrial 4.0 em alta, criaram Startups que podem revolucionar o mercado atual. Projetos inovadores que deixam a comunidade Alvarista orgulhosa e com desejo de investir no projeto”, diz. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados