Módulo gratuito de estudos sobre a União Europeia na FECAP

Cátedra Jean Monnet: desafios da cooperação Brasil-União Europeia

Por distintos mecanismos, estratégias e dinâmicas internacionais, a cooperação Brasil-UE se...
Cátedra Jean Monnet | 21/09/2020
Compartilhe :

Por distintos mecanismos, estratégias e dinâmicas internacionais, a cooperação Brasil-UE se estruturou e, contemporaneamente, sofre alguns retrocessos. Exemplos desses mecanismos são a Parceria Estratégica Brasil-UE, os Diálogos Setoriais UE-Brasil, cooperação em política regional, entre outras. 

Para falar deste tema, a Cátedra Jean Monnet, sediada pela FECAP com apoio da União-Europeia, abre inscrições para novo curso gratuito sobre os “Desafios da Cooperação Brasil-União Europeia”, ministrado pela Profa. Dra. Claudia Marconi, Coordenadora do projeto. 

As inscrições estão abertas do dia 21 a 27 de setembro, com início no dia 08 de outubro e término em 10/12. As aulas serão às quintas-feiras, e a partir do dia 05/11, as quintas-feiras e sextas-feiras, das 17h40 às 18h50, via Zoom. O processo seletivo é aberto para alunos de todos os níveis de ensino, não limitado a apenas estudantes da FECAP. 

Inscreva-se!

 
Desafios da Cooperação Brasil-União Europeia 

O curso percorrerá, a partir de cinco eixos temáticos em boa medida estruturados por e estruturadores dessa cooperação (Democracia, DH e Justiça Internacional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comércio, Investimentos e Negócios; Segurança Regional e Internacional; Ciência, Tecnologia e Inovação) esses mecanismos e dinâmicas, enfatizando as suas potencialidades, desafios, êxitos e eventuais retrocessos. 

 

Conteúdo programático 

Aula 1. Apresentação da Cátedra Jean Monnet e do Módulo;   

Aula 2. O pano de fundo e os mecanismos e dinâmicas da cooperação Brasil-UE  

EIXO 1 – Democracia, Direitos Humanos e Justiça Internacional  

Aula 3. Aula teórica  

Aula 4. Aula aplicada  

EIXO 2 –  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável    

Aula 5. Aula teórica  

Aula 6. Aula aplicada  

EIXO 3 – Comércio, Investimentos e Negócios  

Aula 7. Aula teórica  

Aula 8. Aula aplicada  

EIXO 4 – Segurança Regional e Internacional  

Aula 9. Aula teórica  

Aula 10. Aula aplicada  

EIXO 5 – Ciência, Tecnologia e Inovação  

Aula 11. Aula teórica  

Aula 12. Aula aplicada  

ESTUDOS DE CASO (supervisão remota)  

Aula 13  

Aula 14  

 Aula 15. Fechamento 

  

Metodologia 

Para cada eixo, as aulas alternarão conteúdos teóricos e conteúdos aplicados, contando, para além da Cátedra, com a eventual participação de convidados a proporem esses exercícios práticos. Ao final do módulo, cada aluno elegerá um eixo a partir do qual desenvolverá um estudo de caso de cooperação Brasil-Europeia. 

 

Sobre a Cátedra Jean Monnet   

A Cátedra Jean Monnet é um projeto de impacto nacional e internacional que desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com apoio financeiro da União Europeia. O projeto é voltado para estudos em “Políticas Europeias para Direitos Humanos e Democracia: o empoderamento de grupos vulneráveis por meio de uma nova cultura de negócios”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?